PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LARISSA GORGONHO SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA GORGONHO SOARES DA SILVA
DATA: 14/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/eaj-jyrs-ber
TÍTULO: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA POTIGUARA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES PARA A VISIBILIDADE DA IDENTIDADE E SABERES ANCESTRAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena. Saberes ancestrais potiguara. Identidade potiguara. Práticas pedagógicas.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A Educação Escolar Indígena apresenta inúmeros desafios e um percurso histórico de luta e resistência dos seus direitos e visibilidade num contexto de marginalização. Configurada como uma modalidade de educação básica recente, possui um cenário propício a diversos saberes que caracterizam um conjunto de conhecimentos trazidos por gerações que correspondem as tradições da cultura indígena e a construção de um currículo específico e diferenciado. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo central compreender nas práticas pedagógicas de docentes das disciplinas específicas Potiguara (Etno História, Arte e cultura e Tupi) no ensino médio, bem como os materiais curriculares e didáticos e as entrevistas dos docentes, identificando a presença dos saberes ancestrais para o fortalecimento e continuidade da identidade indígena na Escola Índio Pedro Máximo de Lima, localizada na aldeia Três Rios/Marcação-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso. Para a coleta de dados, utiliza-se a pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo do tipo categorial. Com isso, foram discutidas as categorias analíticas: práticas pedagógicas, saberes ancestrais Potiguara e identidade Potiguara. A partir dos resultados preliminares dos documentos curriculares e didáticos, além das entrevistas e observações, foi possível a identificação de dificuldades que esses docentes Potiguara enfrentam no âmbito educacional, a saber: a falta de material didático específico, de apoio pedagógico, de formação continuada específica, bem como a ausência de interesse da maioria de estudantes que estão envolvidos no mundo contemporâneo digital. Apesar disso, entre outros elementos, os docentes buscam, individualmente, diante de suas propostas de aulas, os anciões da própria comunidade como fonte de melhor e maior recurso de saberes. Anciãos que estão presentes na própria história de vida desses docentes. Pois, os anciões são considerados como fonte de sabedoria e literaturas vivas presentes na aldeia, de maneira contínua.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo ao Programa - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES