PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JULIANA FRANCA DE SANTANA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA FRANCA DE SANTANA
DATA: 07/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Presencial
TÍTULO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: Estudos realizados nos programas de pós-graduação em educação da UFPB e UFCG de 2019 a 2023
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Produção Acadêmica; Educação Popular. Movimentos Sociais. Políticas Públicas.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação aborda o lugar da produção acadêmica sobre Educação do Campo nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Paraíba e parte de uma pesquisa do tipo estado da arte que tem como objetivo situar a Educação do Campo na produção acadêmica dos programas de pós-graduação em Educação da Paraíba entre os anos de 2019 a 2023, de modo a identificar contribuições à pesquisa e ao campo de conhecimento da Educação do Campo. Para tal, alguns objetivos específicos foram traçados, quais sejam: Contextualizar aspectos históricos, políticos e pedagógicos da Educação do Campo e os enlaces com a Educação Popular; Levantar as concepções de produção de conhecimento da Educação do Campo; identificar nas teses e dissertações recenseadas aspectos relativos à pesquisa e as contribuições ao campo de conhecimento. A coleta de dados teve como fonte o portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD), em comparação com os repositórios institucionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O aporte teórico baseia-se em três categorias, sendo essas: Educação do Campo, Produção de conhecimento sobre Educação do Campo e Educação Popular. Sobre a Educação do Campo foram consultados os cadernos da coleção Por uma Educação do Campo, as pesquisas de Caldart (2002; 2008; 2023), Freitas (2011), Batista (2014), Arroyo (2006; 2020), filósofos contemporâneos Bispo dos Santos (2023), Krenak (2019; 2020) e o pesquisador Rufino (2019; 2021) que complementam o estudo com o olhar sobre a contracolonialidade. Sobre a Educação Popular, o estudo está ancorado em Freire (1967; 1974), Brandão (2006; 2009) e Torres (2010). Sobre a produção de conhecimento acadêmico da Educação do Campo, Molina (2006; 2010), Fernandes (2006) e pesquisas de Medeiros e Dias (2015) e Santos (2020). O material levantado passou por uma análise temática a partir dos escritos de Braun e Clarke (2006).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES