PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CHYARA CHARLOTTE BEZERRA ADVINCULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHYARA CHARLOTTE BEZERRA ADVINCULA
DATA: 14/03/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/tsi-huzc-cqa
TÍTULO: A INSPEÇÃO SANITÁRIA ESCOLAR NA PARAHYBA DO NORTE (1906 – 1936): CONDICIONANDO CRIANÇAS “… A OBEDECER, A CRER E A PENSAR SEGUNDO OS DOGMAS SOCIAES QUE NOS REGEM”
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Infância; Higiene Escolar.
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: A partir do século XX, as representações gestadas pelos jornais do Estado da Parahyba do Norte colocavam a instrução pública como um dos problemas mais urgentes a serem enfrentados. A ideia era introduzir novos hábitos e costumes para que o estado adentrasse na tão sonhada modernidade. Paralelamente à preocupação com o aprender a ler e escrever, buscava-se investir na saúde dos indivíduos em processo de escolarização. Por esse motivo, os intelectuais da época passaram a fazer críticas à higiene dos espaços escolares e a propalar a necessidade de ampliar o discurso sobre o que se referisse à infância. À vista disso, aprofunda-se, no início do século, a intersecção entre saúde e educação. Nesse sentido, o discurso da ciência dava origem ao ramo da Higiene Escolar, com o objetivo de introduzir práticas dessa ordem, no meio escolar público e privado. Nesse processo, passou-se a defender a necessidade do médico nas aglomerações infantis. Este era um assunto corrente no Brasil desde os primeiros anos do século XX, embora interferências práticas só se iniciassem a partir de 1910, no Rio de Janeiro. Sete anos depois desse advento no cenário educacional carioca, ou seja, em 1917, é que se vê, na Parahyba, sua inserção na reforma do ensino, após longo processo de debate encetado pelo médico Flávio Maroja, antes e depois da criação do Instituto de Proteção e Assistência à Infância da Parahyba, criado em 1912. Observando esta importante inovação na rotina escolar daquele período, decidimos fazer uma investigação que resultou neste trabalho, tendo por objetivo entender a historicidade da intervenção médica na Instrução Primária Pública da Parahyba do Norte, a partir da criação da função de Inspetor Sanitário Escolar entre os anos de 1906 e 1936. Para alcançar esse intento, fizemos uso de fontes bibliográficas e de documentos como jornais, revistas, mensagens presidenciais etc. No trato com fontes teóricas, nos valemos do método indiciário de Ginzburg (2003), dos conceitos de representação e apropriação de Chartier (1990) e dos estudos sobre campo e legitimação de Bourdieu (2004). Nossa investigação se estende, ainda, à legislação educacional da época, uma vez que esta intensifica o diálogo com o campo médico e insere, em seu quadro institucional, a figura do médico escolar, que tinha como função cuidar da higiene infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo à Instituição - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JÚNIOR
Externo à Instituição - GERVACIO BATISTA ARANHA