PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA DO PATROCINIO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO PATROCINIO DE SOUZA
DATA: 28/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa híbrida
TÍTULO: LETRAMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS(AS) PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CUITEGI - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Letramento Social. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Na sociedade contemporânea, a aprendizagem da leitura e da escrita com fins sociais torna-se uma habilidade essencial para jovens, adultos e idosos, exigindo o desenvolvimento de múltiplas competências letradas. Isso nos leva ao estudo dos múltiplos letramentos, cada vez mais discutidos e considerados no processo de alfabetização, compreendendo a diversidade de significações e os diferentes contextos sociais envolvidos. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a necessidade de compreender e valorizar esse processo de ensino e aprendizagem voltado às práticas de letramento social torna-se ainda mais urgente. É fundamental que os educandos adquiram e desenvolvam habilidades de leitura e escrita em diversos espaços e eventos letrados, dentro e fora do ambiente escolar. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas de letramento social utilizadas pelos professores da EJA e suas contribuições para a vida cotidiana dos educandos no município de Cuitegi-PB. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, na qual utilizamos a entrevista semiestruturada, orientada por um roteiro. Para a análise dos dados coletados, recorremos à Análise de Conteúdo (AC), conforme preconizado por Bardin (1977), o que nos permitiu examinar as falas dos seis professores(as) da EJA entrevistados. Ao longo da dissertação, foram discutidas as seguintes categorias: letramento social, práticas pedagógicas e formação continuada de professores. Os resultados indicam um ensino que valoriza os saberes cotidianos, as vivências e as experiências de mundo dos educandos da EJA, proporcionando, na sala de aula, um espaço de socialização de conhecimentos e empoderamento dos estudantes. Identificamos que as práticas pedagógicas desenvolvidas com os educandos têm contribuído para um ensino significativo e contextualizado, possibilitando sua inserção na sociedade letrada e tecnologizada. Além disso, constatamos que os professores buscam pesquisar e se capacitar diante das demandas sociais que emergem em sala de aula, considerando as especificidades de suas turmas. Evidenciamos, ainda, a necessidade de formações continuadas específicas para os docentes da EJA, de modo a fortalecer ainda mais o ensino nessa modalidade, visando uma aprendizagem exitosa e inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ ISAÍAS VENERA