PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY
DATA: 24/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (remoto)
TÍTULO: AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO: OS FAZERES DA ESCOLA DO CAMPO FILHA DA LUTA PATATIVA DO ASSARÉ NO CEARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia. Educação Popular. Educação do Campo. Pedagogia do Movimento.
PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo analisa os fazeres pedagógicos, considerando os princípios da Agroecologia e da Educação Popular na Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, no Assentamento Santana da Cal, Canindé-CE. A pesquisa está vinculada à linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O problema de pesquisa propõe responder à seguinte questão: Qual é o lugar que a Agroecologia e a Educação Popular ocupam nos fazeres pedagógicos nas escolas em territórios da Reforma Agrária? Para responder a essa questão, os objetivos específicos são: I. Identificar aspectos históricos e teóricos da agroecologia nas escolas vinculadas ao MST, analisando suas influências e desafios; II. Perceber como as escolas do MST têm integrado a Agroecologia à Educação, considerando os princípios da Educação Popular; III. Conhecer as práticas agroecológicas da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré. A pesquisa, de natureza qualitativa, segue os princípios da Pesquisa Participante (Brandão, 2006; Brandão; Borges, 2008; Melo, 2005). O estudo foi realizado no período entre 2021 e 2024, adotando uma metodologia fundamentada na Sistematização de Experiências (Holliday, 2012; Amâncio; Souza, 2022), na Observação Participante (Silva, 2019; Minayo, 2001) e em Entrevistas Semiestruturadas, desenvolvidas com base na metodologia da História Oral (Pollak, 1992; Thompson, 1972). Esses instrumentos possibilitaram a sistematização dos achados no contexto das experiências. A pesquisa contou com a participação de oito educadores(as), sendo seis diretamente envolvidos(as) nas ações do projeto na escola, lócus da pesquisa, e dois(as) na Coordenação Político-Pedagógica (CPP) do projeto. Os resultados indicam que a Agroecologia se destacou como fio condutor, integrando saberes locais e promovendo uma prática pedagógica crítica e transformadora. Apesar das limitações no acesso às dinâmicas internas e dos desafios na sistematização das experiências, a pesquisa reforça a relevância da Educação Popular e da Agroecologia na formação emancipatória em territórios da Reforma Agrária. Dessa forma, a presente tese contribuiu para a compreensão dessa inter-relação, evidenciando o potencial da educação como caminho para a conscientização ambiental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 1419125 - ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAUJO
Externo à Instituição - ALEX VERDÉRIO
Externo à Instituição - GILSÉLIA MACEDO CARDOSO FREITAS