PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIVANIELLA DE OLIVEIRA LACERDA
DATA: 28/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet: https://meet.google.com/gnx-rmcv-aag
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES
PALAVRAS-CHAVES: licenciaturas; identidade docente; avaliação formativa; avaliação tradicional; fenomenologia
PÁGINAS: 227
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Nos diferentes espaços, os seres humanos passam por momentos educativos e avaliativos, um deles é o espaço formal no qual a avaliação da aprendizagem se constitui como uma atividade fundamental. No contexto da formação inicial de professores, ela deve ultrapassar o caráter classificatório de modo a oportunizar ao futuro professor a reflexão e experiências avaliativas diversificadas para serem utilizadas em sua prática futura. Nesse sentido, o campo das Ciências Biológicas se configura como uma área que pode favorecer a superação dos modelos tradicionais avaliativos, considerando o caráter teórico e prático que esse campo apresenta. Esta pesquisa possui como objetivo Compreender as concepções dos docentes formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB e dos Discentes concluintes do referido curso acerca da Avaliação da Aprendizagem e suas relações com a Avaliação Tradicional e as necessidades da Educação Básica. Este trabalho possui uma abordagem qualitativa, utilizando o método Fenomenológico. O presente trabalho defende a tese de que a concepção dos professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca da Avaliação da Aprendizagem reforça a visão tradicional deste processo e não atende as necessidades atuais da Educação Básica. Os dados foram analisados a partir da análise fenomenológica de Colaizzi. A pesquisa é composta por três etapas: a primeira, envolve a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba; a segunda etapa, corresponde a análise dos planos de curso das disciplinas que esses professores ministram na instituição; e, por fim, a realização do questionário com os alunos concluintes do curso. Os principais resultados apontam que 55% dos Professores entrevistados apresentam uma concepção tradicional sobre a avaliação da aprendizagem, seguidos pela concepção formativa com 25%. Os instrumentos avaliativos mais utilizados por eles são os instrumentos teóricos diferentes da prova, alcançando 40% de representatividade, seguido de provas e exercícios com 25,5%. A análise do plano de curso das disciplinas ministradas pelos sujeitos entrevistados apresenta os mesmos resultados quanto aos instrumentos avaliativos. 23,1% dos estudantes analisam a prática avaliativa dos professores formadores como predominantemente tradicionais. 66,7% dos alunos apresentam uma concepção avaliativa com elementos formativos. Para eles, uma boa prática avaliativa deve promover a diversidade de instrumentos respeitando os estilos de aprendizagem. Portanto, a partir dos dados coletados, pode-se considerar que o referido curso ainda apresenta concepções avaliativas que reforçam o viés tradicional desse processo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 6338093 - ANTONIA ARISDELIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA
Externo ao Programa - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES
Externo à Instituição - RAPHAEL ALVES FEITOSA