PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADRIEGE MATIAS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIEGE MATIAS RODRIGUES
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Meet
TÍTULO: POLÍTICA, PODER E GOVERNAMENTALIDADE: a Reforma do Ensino Médio e os discursos em torno do componente curricular Projeto de Vida
PALAVRAS-CHAVES: Projeto de Vida. Reforma do Ensino Médio. Governamentalidade. Análise do Discurso.
PÁGINAS: 246
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa investigou os discursos que emergem do componente curricular Projeto de Vida nas escolas estaduais de João Pessoa-PB, no contexto da governamentalidade neoliberal. A tese analisou como esse componente se configura como uma estratégia pedagógica que internaliza e dissemina valores neoliberais, promovendo a figura do empreendedor de si — um sujeito autossuficiente, responsável pelo gerenciamento de seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Fundamentada nas teorias de Michel Foucault sobre governamentalidade e Análise do Discurso, a pesquisa buscou compreender como o Projeto de Vida reflete e reforça essas práticas neoliberais, centradas na responsabilização individual e no empreendedorismo de si. A problemática central da pesquisa foi: quais discursos emergiram do componente curricular Projeto de Vida nas escolas estaduais de João Pessoa-PB, no contexto da governamentalidade neoliberal? Adotando uma perspectiva pós-estruturalista e uma abordagem qualitativa, a pesquisa se ancorou no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992), que propôs uma análise da trajetória das políticas educacionais, considerando o contexto de influência, o contexto de produção do texto e o contexto da prática. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com a participação de gestores, professores e estudantes de escolas estaduais de João Pessoa-PB. A análise dos achados da pesquisa foi realizada por meio da Análise do Discurso, com base nos conceitos de Foucault (1986). Os resultados indicaram que o Projeto de Vida, oriundo da Reforma do Ensino Médio (Brasil, 2017), se configura como uma ferramenta de poder estatal, moldando e governando os estudantes, prescrevendo um perfil de sujeito alinhado às demandas de uma política neoliberal que privilegia a eficiência, o desempenho e a rentabilidade. Além disso, promove a ideia do indivíduo como um empreendedor de si mesmo. Ao explorar a articulação entre os discursos educacionais e as estratégias de poder que permeiam a formação dos sujeitos, o estudo evidenciou como essas práticas influenciam a construção da subjetividade dos estudantes, moldando-os como agentes responsáveis por gerenciar suas trajetórias de forma autônoma e eficiente. A análise do Projeto de Vida sob essa perspectiva permitiu questionar até que ponto ele favoreceu uma formação crítica ou se, ao contrário, reforçou uma subjetividade voltada para o cumprimento de expectativas mercadológicas, enfatizando a adaptação e a resiliência em detrimento de uma educação integral e crítica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - MARINA CAMPOS DE AVELAR MAIA
Externo à Instituição - AÍDA MARIA MONTEIRO SILVA