PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: IONE GOMES DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONE GOMES DA SILVA
DATA: 28/03/2025
HORA: 08:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E REDUÇÃO DE DANOS NO CAMPO DAS DROGAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Redução de danos. Drogas. Educação.
PÁGINAS: 257
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Seja derivada de uma planta ou produzida em laboratório a droga é uma substância inanimada. Seu potencial perigoso ou benéfico só aparece quando se estabelece uma relação entre ela e um organismo vivo. Assim sendo, o bom senso nos indica que a decisão mais acertada é investir em abordagens educativas e tratamentos humanizados, ou seja, educar os seres humanos para a convivência com elas, tendo em vista a impossibilidade de erradicá-las e cuidando para que os danos e riscos que eventualmente possam surgir em decorrência do consumo, possam ser minimizados. Nesse debate, o papel que vinha sendo atribuído a redução de danos nas políticas públicas era o do cuidado para evitar a transmissão de doenças e tornar o consumo mais seguro, sem indicar a abstinência como meta a ser alcançada. A educação popular, nesse contexto, vem sendo reconhecida como uma concepção educativa crítica, e tem sido possível identificar o campo das drogas e da redução de danos como novos espaços de elaboração e de práticas de educação popular que estão sendo gestadas em contexto histórico diferente, tendo como público participante sujeitos heterogêneos que podem estar expostos a diversos tipos de opressão tendo em vista que são consumidores de drogas, mas também fazem parte de outros grupos historicamente oprimidos. Este é o campo temático do presente estudo, e seu objetivo geral é analisar como as abordagens da educação popular vêm sendo inseridas em trabalhos com redução de danos no campo das drogas. Para tanto, temos os seguintes objetivos: 1) averiguar os enfoques sobre drogas e redução de danos na produção bibliográfica da educação popular; 2) enfocar a perspectiva de redução de danos; 3) averiguar de que maneira educadores/as populares redutores/as de danos vêm desenvolvendo abordagens no campo das drogas; 4) analisar as possibilidades e limites da educação popular nas abordagens de redução de danos. Do panorama teórico-conceitual, algumas das categoriais do trabalho são: educação popular, redução de danos e desvio social. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e explicativo e sua operacionalização se deu por meio da estratégia Snowball Sampling para mapeamento das participantes e realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram tratados conforme os procedimentos da Análise de Conteúdo Temática de Bardin (2016). Em decorrência da análise realizada chegou-se a cinco categorias, as quais nortearam a discussão dos resultados, quais sejam: 1) o movimento social e a escola como espaços formadores e de encontro com a educação popular; 2) a redução de danos enquanto prática educativa e paradigma ético de cuidado; 3) A educação popular nas práticas educativas de redução de danos na área das drogas: contribuições teórico-metodológicas; 4) Desafios para o trabalho educativo orientado pela educação popular e pela redução de danos; 5) referencias no campo da educação popular. Alguns resultados do estudo evidenciam que: 1) o entendimento da dimensão educativa da redução de danos é ampliado, destaca-se a preocupação com o fazer educativo, ferramentas e métodos que serão utilizados nas práticas; 2) as práticas orientadas pela educação popular e pela redução de danos priorizam elementos como participação, diálogo, valorização de saberes, construção conjunta do conhecimento, humanização e escuta ativa; 3) o conhecimento teórico da educação popular é limitado, o que pode estar relacionado a pouca oferta de oportunidades formativas na área. De forma conclusiva, assinala-se, por exemplo, a necessidade de discussões e debates sobre a inserção da educação popular nesses outros espaços, e o tipo de conhecimento que vem sendo elaborado a partir dessas práticas. É primordial que essas experiências sejam sistematizadas, a fim de que possam ser estudas e multiplicadas. Ressalta-se ainda a importância de refletir e criar oportunidades formativas voltadas para educadores/as populares que atuam junto a pessoas consumidoras de drogas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - MARCOS AURELIO MATOS LEMOES
Externo à Instituição - TATIANA ENGEL GERHARDT
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA FILGUEIRAS PENIDO
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DA SILVA