PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FRANCISCO REGINALDO LINHARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO REGINALDO LINHARES
DATA: 27/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PILÕES/RN: ENTRE DEBATES E EMBATES
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Educação Infantil do Campo. Avaliação na Educação Infantil do Campo. Avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem da criança.
PÁGINAS: 254
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta tese, intitulada “Políticas de avaliação da/na Educação Infantil do Campo no município de Pilões/RN: entre debates e embates”, analisa como as políticas nacionais e locais de avaliação da Educação Infantil, chegam às escolas do campo e como as mesmas repercutem no processo de realização da avaliação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Este estudo aconteceu mediante revisão sistemática e de literatura, em que discutimos sobre como acontece a avaliação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil do Campo. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa, documental e de campo. Subsidiada nos princípios do Materialismo Histórico-Dialético, utilizando-se das correntes teóricas Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa teve como campo empírico a uma Unidade de Educação Infantil do Campo, localizada no Sítio Algodões, município de Pilões/RN, sendo essa a única escola do campo na ativa em todo no município desde o fechamento das demais escolas do campo, tendo em vista o pouco número de procura para as matrículas, devido o fluxo migratório de famílias da zona rural para a zona urbana. Como instrumentos para a produção e coleta de dados, nos utilizamos do diário de campo, observações direta, em uma sala de referência multiano e nos planejamentos coletivos e realização de entrevistas com a professora da sala multiano, com a equipe gestora da Educação Infantil e com o Secretário Municipal de Educação, para compreendermos como as políticas de avaliação influenciam a professora no processo de avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens das crianças. Nesse sentido, este estudo defende a tese de que as propostas de avaliação desenvolvidas pelas professoras na Educação Infantil do Campo estão alinhadas com os parâmetros de avaliação nacional, orientadas pelo neotecnicismo e as Pedagogias das Competências. As propostas de avaliação utilizadas pela professora regente da sala multiano (nível 2 ao 5) de Educação Infantil do Campo, estão alinhadas com os parâmetros de avaliação nacional, conforme determina o Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte – Educação Infantil. Segundo este documento, a avaliação da criança deve acontecer a partir dos diversos instrumentos avaliativos entre eles os registros das atividades, a observação, a escuta, o diálogo entre outros. possibilitando assim, que o processo de avaliação seja algo construído de forma democrática, envolvendo a comunidade escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA