PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALINE ZORZI SCHULTHEIS DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE ZORZI SCHULTHEIS DE FREITAS
DATA: 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária. Educação Popular. Inserção Curricular da Extensão.
PÁGINAS: 389
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: A extensão universitária, enquanto interação dialógica entre instituições e comunidade, possibilita o diálogo entre diferentes saberes e conhecimentos, promovendo uma formação humana integral, permanente e omnilateral. Essa interação reforça uma formação para além dos espaços formais de ensino, focado não apenas para o ensino de técnicas, mas também para o compromisso social e inserção do estudante nos diversos territórios. Neste sentido, a educação popular aponta caminhos para um fazer extensionista que legitime o saber popular, com ênfase na construção compartilhada do conhecimento e ao mesmo tempo, reconecte sociedade e instituições de ensino. O Plano Nacional de Educação, na meta 12, estratégia 12.7, estabelece que as instituições de Ensino Superior devem garantir que no mínimo 10% dos créditos curriculares dos cursos de graduação sejam destinados para o desenvolvimento de programas e projetos de extensão voltados para grandes áreas de pertinência social. Neste contexto, o objeto do presente estudo são as contribuições da educação popular para a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação. A pesquisa vincula-se à linha Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba e ao Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar). Desta forma, a problemática norteadora da pesquisa foi: Quais são potencialidades da educação popular como referencial dos processos de inserção curricular da extensão universitária nos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras e quais os desafios emergem neste contexto? O objetivo geral da pesquisa foi analisar os desafios e as potencialidades da educação popular enquanto referencial dos processos de inserção curricular da extensão nos cursos de graduação, sob a perspectiva de diferentes atores sociais. Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação. Para isso, foram realizadas dez Ágoras e uma oficina interna de forma colaborativa com membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar), com o objetivo de discutir como utilizar os pressupostos na educação popular na inserção curricular da extensão universitária nos cursos de graduação, delimitando assim os princípios e diretrizes da educação popular que podem nortear este processo. Além das Ágoras e da oficina produzidas durante a pesquisa-ação, foram utilizados, também, como base empírica do presente estudo: o levantamento bibliográfico sobre os referenciais teóricos da tese, que norteou toda a pesquisa-ação e resultou no estado do conhecimento sobre a temática; mais quatro Ágoras produzidas pelas ABRASCO, em 2022, acerca da temática estudada; e a observação participante de práticas de extensão popular da área de saúde da UFPB. Como resultado da pesquisa, depreendemos que, para que a inserção curricular da extensão ocorra a partir da educação popular, é necessário, em um primeiro plano, refletir criticamente sobre qual extensão será inserida no currículo, reconhecendo que a extensão possui diferentes intencionalidades. Assim, a extensão a ser inserida no currículo deve se constituir como um trabalho social útil, pautado na articulação entre ensino e pesquisa. Essa extensão apresenta características fundamentais, tais como: constituir-se em ações processuais que possibilitem um conhecimento profundo dos territórios; promover uma escuta autêntica, empática e ativa, que resulte em um verdadeiro diálogo; fomentar a participação social; oferecer apoio social, conectando-se com as resistências e lutas das classes populares; proporcionar experiências multiprofissionais e interdisciplinares; e, por fim, promover a participação ativa, crítica, criativa e propositiva dos estudantes. Identificamos também, durante a pesquisa, que os principais desafios para a materialização dessa inserção curricular na perspectiva da educação popular são: a desvalorização da extensão no meio acadêmico; um currículo tradicional e fragmentado, focado na disciplinarização; a pressão pelo produtivismo acadêmico; sistemas digitais de informação que não consideram o processo dinâmico da extensão; a obrigatoriedade, que pode levar, em alguns casos, à inserção curricular da extensão por mera burocracia; e a falta de financiamento, que afeta não apenas a extensão, mas todo o sistema educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 1897262 - LUCICLÉA TEIXEIRA LINS
Externo à Instituição - REINALDO MATIAS FLEURI
Externo à Instituição - TIAGO ZANQUÊTA DE SOUZA
Externo à Instituição - JOSE CARLOS DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - OLGAMIR AMÂNCIA FERREIRA