PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES
DATA: 28/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Formato híbrido (Sala de reuniões do CE e meet)
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DAS/OS PEDAGOGAS/OS NÃO-DOCENTES ATUANTES EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Pedagogo. Profissionalidade. Pedagogia Universitária.
PÁGINAS: 124
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através das falas e experiências de pedagogas/os não-docentes atuantes em Universidades Federais Brasileiras, como se tem constituído sua profissionalidade. Acreditamos que discutir tal temática parte de diferentes vertentes: da construção da sua identidade – de entender o que significa ser profissional, as ambiguidades e contradições existentes nessa construção; considerar os aspectos subjetivos da profissão, que dizem da identificação e da adesão dos sujeitos a ela e ao modo como a profissão é representada e explicada socialmente, num contínuo diálogo entre o individual e o coletivo, entre o indivíduo e a sociedade. Deste objetivo, emergiram-se os Objetivos Específicos: Conhecer e analisar os documentos legais que normatizam os saberes necessários para a prática profissional da/o pedagoga/o nas universidades federais; Caracterizar tendências de atuação profissional das/os pedagogas/os universitários/as quanto ao lócus, público, estratégias e instrumentos de trabalho; Relacionar a atuação profissional das/os pedagogas/os a demandas por saberes necessários ao trabalho pedagógico, focalizando a formação inicial e continuada no âmbito da Pedagogia; Compreender os movimentos de construção da identidade profissional das/os pedagogas/os universitários/as. No percurso investigativo, seguimos uma abordagem qualitativa indutiva interpretativa, adotando como método a Teoria Fundamentada nos Dados, viés construtivista, por enfatizar realidades, mundos, visões e ações na sua multiplicidade e complexidade, apontar a relação dos fatos e reunir as experiências e seus diversos significados por meio de uma narrativa sobre a vida social. Os dados serão coletados por meio de entrevistas intensivas realizadas com pedagogas/os não-docentes que atuam em Universidades Federais Brasileiras, como também realizaremos a análise documental das normatizações que norteiam e definem as atribuições das/os pedagogas/os nesses espaços. A análise dos dados se dará por um processo que (Straus; Corbin, 2008) denominaram de circularidade entre as fases de coleta e de análise de dados, constantes e simultâneos durante toda a pesquisa, desdobrando-se num processo de codificação que se efetiva em três etapas principais - inicial, focalizada e teórica. Embasados nos grupos de dados empíricos: entrevistas e documentos, numa proposta de diálogo, de interpretação, pretende-se elaborar uma teoria substantiva que subsidie a criação de projetos, programas e políticas institucionais de valorização das/os pedagogas/os, de validação de seus saberes e práticas e de se pensar uma formação inicial consubstanciada tendo como referência a práxis concreta, de espaços escolares e não escolares, com a intencionalidade explícita de intervir pedagogicamente na realidade e transformá-la.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - AMALI DE ANGELIS MUSSI
Externo à Instituição - ANGELA MARIA SILVEIRA PORTELINHA