PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES
DATA: 28/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Formato híbrido (Sala de reuniões do CE e meet)
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DAS/OS
PEDAGOGAS/OS NÃO-DOCENTES ATUANTES EM
UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Pedagogo. Profissionalidade. Pedagogia Universitária.
PÁGINAS: 124
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através das falas e experiências de
pedagogas/os não-docentes atuantes em Universidades Federais Brasileiras, como se
tem constituído sua profissionalidade. Acreditamos que discutir tal temática parte de
diferentes vertentes: da construção da sua identidade de entender o que significa ser
profissional, as ambiguidades e contradições existentes nessa construção; considerar os
aspectos subjetivos da profissão, que dizem da identificação e da adesão dos sujeitos a
ela e ao modo como a profissão é representada e explicada socialmente, num contínuo
diálogo entre o individual e o coletivo, entre o indivíduo e a sociedade. Deste objetivo,
emergiram-se os Objetivos Específicos: Conhecer e analisar os documentos legais que
normatizam os saberes necessários para a prática profissional da/o pedagoga/o nas
universidades federais; Caracterizar tendências de atuação profissional das/os
pedagogas/os universitários/as quanto ao lócus, público, estratégias e instrumentos de
trabalho; Relacionar a atuação profissional das/os pedagogas/os a demandas por saberes
necessários ao trabalho pedagógico, focalizando a formação inicial e continuada no
âmbito da Pedagogia; Compreender os movimentos de construção da identidade
profissional das/os pedagogas/os universitários/as. No percurso investigativo, seguimos
uma abordagem qualitativa indutiva interpretativa, adotando como método a Teoria
Fundamentada nos Dados, viés construtivista, por enfatizar realidades, mundos, visões e
ações na sua multiplicidade e complexidade, apontar a relação dos fatos e reunir as
experiências e seus diversos significados por meio de uma narrativa sobre a vida social.
Os dados serão coletados por meio de entrevistas intensivas realizadas com
pedagogas/os não-docentes que atuam em Universidades Federais Brasileiras, como
também realizaremos a análise documental das normatizações que norteiam e definem
as atribuições das/os pedagogas/os nesses espaços. A análise dos dados se dará por um
processo que (Straus; Corbin, 2008) denominaram de circularidade entre as fases de
coleta e de análise de dados, constantes e simultâneos durante toda a pesquisa,
desdobrando-se num processo de codificação que se efetiva em três etapas principais -
inicial, focalizada e teórica. Embasados nos grupos de dados empíricos: entrevistas e
documentos, numa proposta de diálogo, de interpretação, pretende-se elaborar uma
teoria substantiva que subsidie a criação de projetos, programas e políticas institucionais
de valorização das/os pedagogas/os, de validação de seus saberes e práticas e de se
pensar uma formação inicial consubstanciada tendo como referência a práxis concreta,
de espaços escolares e não escolares, com a intencionalidade explícita de intervir
pedagogicamente na realidade e transformá-la.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - AMALI DE ANGELIS MUSSI
Externo à Instituição - ANGELA MARIA SILVEIRA PORTELINHA