PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FERNANDO DE OLIVEIRA FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE OLIVEIRA FREIRE
DATA: 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/jcb-xita-azc
TÍTULO: PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTA ROSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO À LUZ DA PERSPECTIVA FREIRIANA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Contextualizada. Convivência com o Semiárido. Práticas Educativas. Paulo Freire. Transformação.
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A presente tese analisa as práticas educativas do Programa Cisternas nas Escolas (PCE) no contexto do Quilombo Santa Rosa, situado no município de Boa Vista (PB). O PCE, implementado em escolas do Semiárido brasileiro (SAB), integra o acesso à água com estratégias pedagógicas que valorizam os saberes locais, o protagonismo comunitário e a leitura crítica da realidade, promovendo novos arranjos socioambientais. A pesquisa parte da tese de que as práticas educativas do PCE potencializam a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. O estudo busca responder à questão: quais práticas educativas são empreendidas pelo PCE e como elas contribuem para a educação contextualizada no SAB? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, com análise temática dos resultados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com duas educadoras e uma secretária escolar, além de análise documental e observação direta. Fundamentada na perspectiva freiriana, a investigação revela que o PCE fortalece uma pedagogia contextualizada, transformando a escola em um espaço de construção e troca de saberes. O programa favorece o exercício da cidadania, possibilita a socialização de experiências e estabelece um diálogo entre os conteúdos escolares e a realidade local. Dessa forma, consolida-se como uma política pública essencial para o paradigma da convivência socioambiental com o Semiárido.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA
Externo à Instituição - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS