PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ZENILDO JOSÉ BARBOSA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZENILDO JOSÉ BARBOSA
DATA: 31/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA E GESTÃO POR RESULTADOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IMPACTOS NO TRABALHO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LOURENÇO DA MATA/PE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Gestão por Resultados. Performatividade. Trabalho Pedagógico. Materialismo Histórico-Dialético.
PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
RESUMO: Esta tese tem o objetivo de analisar a política de alfabetização do estado de Pernambuco, o Programa Criança Alfabetizada (PCA), no município de São Lourenço da Mata/PE nas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, investigando como essa política tem contribuído com o desmonte do trabalho pedagógico docente no espaço escolar. Buscou-se analisar o surgimento do Estado Capitalista neoliberal e a implementação da Nova Gestão Pública (NGP) no Brasil ao longo dos anos de 1990 e 2000 e seus impactos na educação. Para tanto, precisou-se compreender as avaliações em larga escala que tem cumprido papel importante na agenda neoliberal de mensurar o desempenho educacional, impactando no modelo gerencial das escolas públicas a partir dos resultados dessas avaliações, o que tem reconfigurado o trabalho dos profissionais, em especial do(a) professor(a) que tem visto suas práticas de ensino direcionadas para dar resultados nas disciplinas avaliadas, isso tem modificado as relações de/no trabalho e campo fértil para a instalação da cultura da performatividade competitiva (Ball, 2005), mesmo que não declarada. Sendo assim, buscou-se apontar os fundamentos políticos, sociais e econômicos que deram origem ao PCA, analisando leis e textos normativos, uma vez que essa política traz um forte apelo aos resultados nas avaliações, instituindo premiações e ações de visibilidades para as escolas que obtém os melhores desempenhos. Desse modo, tornou-se urgente compreender como os sujeitos envolvidos no programa percebiam o PCA e sobre como tem sido o desenvolvimento do trabalho pedagógico do(a) docente na sala de aula e quais tem sido os impactos da gestão por resultados nesse trabalho. A pesquisa se constituiu em revisão bibliográfica, análise documental e análise da entrevista semiestruturada. A metodologia dessa pesquisa foi de natureza qualitativa integrada ao materialismo histórico-dialético, dialogando com outros teóricos e com a Pedagogia Histórico-Crítica. A coleta de dados envolveu entrevistas com os principais participantes do programa, em duas escolas municipais com resultados diferentes no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), em 2023. A investigação conclui que a classe docente tem sofrido ataques agressivos do Sistema capitalista neoliberal, sobretudo nas últimas décadas dos anos 2000, escamoteados de reformas educacionais com qualidade, o que tem se mostrado inverídico, pois, na verdade a reforma tem implantado um modelo gerencial de resultados que tem reduzido o papel do(a) educador(a) a treinador em prol das metas que os sistemas de ensino desejam alcançar. Outra questão que também se chega à conclusão é no perfil dos estudantes que estão sendo formados nas escolas públicas, onde o foco tem sido apenas no desenvolvimento cognitivo em língua portuguesa e matemática, disciplinas importantes para a classe trabalhadora atender a demanda do mercado de trabalho, mas apresentou-se também nesta tese a Pedagogia Histórico-Crítica como uma alternativa para se repensar a estrutura curricular do programa, como alternativa para se repensar o trabalho docente com maior autonomia e foco no processo de formação integral dos discentes e como alternativa para que haja as transformações que a sociedade brasileira necessita na luta contra a hegemonia do neoliberalismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo à Instituição - ANA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES
Externo à Instituição - CIBELE MARIA LIMA RODRIGUES
Externo à Instituição - HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS SANTOS
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA