PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA FLORA DE QUEIROZ XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA FLORA DE QUEIROZ XAVIER
DATA: 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós Graduação em Educação
TÍTULO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS VOLTADAS A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS/OS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB PARA GARANTIA DE INCLUSÃO DAS/DOS ALUNAS/ALUNOS NO ENSINO REGULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; Formação Continuada das/dos professoras/professores; Inclusão; Ensino Regular.
PÁGINAS: 76
RESUMO: A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, traz o entendimento de que a Educação Especial, não é mais vista como um sistema separado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas sim como um suporte que auxilia na aprendizagem de todos os alunos dentro do ambiente escolar regular. O fenômeno educativo (escolar) implica um processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano em toda sua pluralidade, de modo que que o sistema educacional exerce e sofre influências por estar inserido num contexto histórico, social, político e econômico. Este estudo tem como objeto de pesquisa as políticas voltadas a formação continuada das/os professoras/es do ensino regular na educação básica, da rede municipal da cidade de João Pessoa/PB, para garantia de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na tentativa de responder às seguintes questões-problema: Como estão (ou não) inseridas nos documentos normativos do município de João Pessoa, as políticas voltadas a formação continuada dos professores da educação básica, para a inclusão das/dos estudantes público da Educação Especial na sala de aula regular? Os planos municipais atendem (ou não), as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI (2008) e a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2024-2024) voltadas a formação continuada das/dos professoras/professores? O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental descritiva com abordagem qualitativa, por se constituir uma técnica valiosa, objetivando atender ao problema da pesquisa e seu acervo teórico. Discutir sobre a Formação Continuada dos Professores alinhados a garantia da inclusão no ensino regular dos alunos e alunas público-alvo da Educação Especial, exigiu uma vigilância epistemológica ao estudar as nuances contidas nos planos nacionais e municipais de educação, não saindo dos trilhos da Política Educacional. Os documentos contidos no corpus de análise, tem produzido achados relevantes e riquíssimos que atendem aos objetivos dessa pesquisa documental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS
Externo à Instituição - MARIA DO ROSÁRIO GOMES GERMANO MACIEL
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI