PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA FLORA DE QUEIROZ XAVIER
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA FLORA DE QUEIROZ XAVIER
DATA: 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós Graduação em Educação
TÍTULO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS VOLTADAS A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS/OS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB PARA GARANTIA DE INCLUSÃO DAS/DOS ALUNAS/ALUNOS NO ENSINO REGULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Políticas Educacionais; Formação Continuada das/dos professoras/professores; Inclusão; Ensino Regular.
PÁGINAS: 76
RESUMO: A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, traz o entendimento de que a Educação Especial, não é mais vista como um sistema separado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas sim como um suporte que auxilia na aprendizagem de todos os alunos dentro do ambiente escolar regular. O fenômeno educativo (escolar) implica um processo amplo de transformação e desenvolvimento do ser humano em toda sua pluralidade, de modo que que o sistema educacional exerce e sofre influências por estar inserido num contexto histórico, social, político e econômico. Este estudo tem como objeto de pesquisa as políticas voltadas a formação continuada das/os professoras/es do ensino regular na educação básica, da rede municipal da cidade de João Pessoa/PB, para garantia de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial, na tentativa de responder às seguintes questões-problema: Como estão (ou não) inseridas nos documentos normativos do município de João Pessoa, as políticas voltadas a formação continuada dos professores da educação básica, para a inclusão das/dos estudantes público da Educação Especial na sala de aula regular? Os planos municipais atendem (ou não), as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva PNEEPEI (2008) e a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2024-2024) voltadas a formação continuada das/dos professoras/professores? O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental descritiva com abordagem qualitativa, por se constituir uma técnica valiosa, objetivando atender ao problema da pesquisa e seu acervo teórico. Discutir sobre a Formação Continuada dos Professores alinhados a garantia da inclusão no ensino regular dos alunos e alunas público-alvo da Educação Especial, exigiu uma vigilância epistemológica ao estudar as nuances contidas nos planos nacionais e municipais de educação, não saindo dos trilhos da Política Educacional. Os documentos contidos no corpus de análise, tem produzido achados relevantes e riquíssimos que atendem aos objetivos dessa pesquisa documental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS
Externo à Instituição - MARIA DO ROSÁRIO GOMES GERMANO MACIEL
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI