PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MÁDSON FRANCISCO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁDSON FRANCISCO DA SILVA
DATA: 31/05/2025
HORA: 08:00
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO: O FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PERNAMBUCO COMO UM MOVIMENTO PROPOSITOR DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
PALAVRAS-CHAVES: Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco; Novo Movimento Social; Educação Libertadora.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: A educação no território brasileiro é um direito constitucionalmente garantido. Todavia, esse direito não chega à realidade concreta da vida de muitos/as jovens, adultos e idosos que precisam de uma educação de qualidade social para enfrentar as opressões do seu cotidiano. Nesse contexto, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco é um movimento de proposição de uma educação libertadora que pauta a dignidade humana e os princípios democráticos do estado de direito para todas as pessoas que constituem a EJA ou que precisam ter acesso a ela. Por essa razão, surge nosso problema de pesquisa que indaga: De que modo o Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco se configura como um movimento propositor de uma educação libertadora? Nesse sentido, o presente Fórum se constitui como nosso objeto empírico de pesquisa e a educação libertadora como objeto teórico. O objetivo geral é analisar de que modo o Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco se configura como um movimento propositor de uma educação libertadora. Para desvendar essa questão, os objetivos específicos se desdobram em: explorar os desafios do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco como um movimento a partir das realidades dos sujeitos da EJA; Caracterizar as proposições do Fórum de Educação de Jovens e Adultos, considerando os eixos da formação de professores da EJA, o Currículo, o Acesso, a Permanência e a Continuidade, a EJA e o mundo do trabalho; Delinear as possibilidades de mudanças para o alcance de uma educação libertadora, no âmbito da modalidade em foco, a partir dos desdobramentos do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco. Esse estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o método do estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de dados, foram eleitos a observação participante e o questionário. O universo dessa pesquisa é o estado de Pernambuco na ótica das lutas do Fórum em questão em favor das pessoas e do acesso e permanência da oferta de uma educação libertadora. Para isso, com a finalidade de analisar as proposições teóricas e empíricas, escolhemos Opressão, Mudança e Liberdade como categorias de análise. Como técnica, escolhemos a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (2016). Os resultados alcançados apontam que o Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco, como um movimento de construção da educação libertadora, é composto por diversos atores e instituições sociais, lutando e perseverando na efetivação de uma vivência educativa que possa extinguir toda forma de opressão presente na realidade de vida do povo pernambucano que não teve acesso à educação na idade regular. Os resultados ainda revelam que o fórum é um Novo Movimento Social que luta e elenca proposições que visam melhorar as políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores para EJA. Acrescente-se, ainda, suas proposições para o currículo da EJA, as dimensões que envolvem o acesso, a permanência e a continuidade na modalidade, assim como o avanço na relação entre a EJA e o mundo do trabalho. As considerações finais legitimam a hipótese dessa tese, realçando que o Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco é um movimento propositor de uma educação libertadora, pois reúne diferentes sujeitos com a mesma intencionalidade de perseverar na luta em defesa da EJA e nas articulações para propor e garantir a oferta de uma educação de qualidade que acolha, gere mudança, libertação e autonomia na vida de todas as pessoas da EJA
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - ADENILSON SOUZA CUNHA JÚNIOR
Externo à Instituição - JOSÉ ISAÍAS VENERA