PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGINIA DE FREITAS SANTIAGO BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRGINIA DE FREITAS SANTIAGO BRITO
DATA: 03/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multifuincional do PPGE
TÍTULO: O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. Plano Educacional Individualizado. Educação Especial.
PÁGINAS: 110
RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Plano Educacional Individualizado (PEI) dos(as) estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação de Jovens de Adultos (EJA) no município de João Pessoa-PB, buscando identificar seus avanços e desafios. Surge das inquietações das trajetórias pessoal, acadêmica e profissional da pesquisadora, as quais tem revelado lacunas no modo como os(as) profissionais compreendem e operacionalizam o PEI. Associado a isso encontra-se o contexto da EJA, no qual esse movimento agrega um número expressivo de estudantes PAEE que compartilham trajetórias de vulnerabilidade e exclusão dos pontos de vista político, educacional e econômico, fatores que motivam a intervenção nessa realidade. Como fio condutor, situamos nossas reflexões iniciais a partir da seguinte questão norteadora: como ocorre a elaboração e a utilização dos PEIs dos estudantes PAEE matriculados na EJA, no município de João Pessoa-PB? Diante desse contexto, o objetivo geral consiste em analisar os processos de elaboração e aplicação dos Planos Educacionais Individualizados (PEIs) destinados a estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município em questão. Os objetivos específicos são: a) descrever os principais desafios enfrentados pela equipe pedagógica das escolas no processo de construção e implementação dos PEIs para estudantes PAEE na EJA; b) compreender como ocorre a interação e a compreensão responsiva da equipe pedagógica no processo de elaboração e desenvolvimento dos PEIs a partir dos aspectos formativos e colaborativos; c) analisar os impactos da utilização dos PEIs no cotidiano dos estudantes PAEE da EJA, com base na percepção dos profissionais envolvidos no processo educativo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa. Os colaboradores serão os profissionais envolvidos no movimento dos PEIs: professores do AEE, professores da sala regular e equipe técnica pedagógica das escolas selecionadas. Optou-se pela entrevista do tipo semiestruturada como forma de geração de dados, como também consulta aos PEIs desenvolvidos pela população amostral, em um subconjunto de três escolas que apresentaram o maior número de estudantes PAEE matriculados(as) na EJA em João Pessoa, no ano da 2024. Os dados serão analisados com base na perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), e Franco (2021). Como trata-se de um projeto de dissertação em andamento, nossos resultados são hipotéticos, pois acreditamos que parte considerável das escolas no município de João Pessoa, que ofertam a EJA, encontra-se em um momento desafiador, haja vista que o processo de formação desses profissionais pode estar sendo fragilizado pela ausência de documentos norteadores e de suporte pedagógico para a elaboração do PEI.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Externo à Instituição - ADENILSON SOUZA CUNHA JÚNIOR