PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAYFFI GUMERCINDO PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYFFI GUMERCINDO PEREIRA DE SOUZA
DATA: 27/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Perspectiva das crianças
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Pré-Escola; Professor homem; Crianças; Relações de gênero.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Esta pesquisa tem como problemática as relações estabelecidas entre meninos e meninas e um professor na educação infantil no contexto da raridade da presença masculina na docência com crianças nessa etapa da educação básica. Diante disso, objetiva conhecer e analisar as relações cotidianas entre crianças de uma turma da pré-escola e seu professor em uma instituição educacional pública do município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Busca, ainda, compreender como os aspectos identificados nessas relações contribuem para a reflexão sobre o exercício da docência por homens na Educação Infantil. Para isso, parte das seguintes questões: como se dão as interações entre crianças e o homem professor? Como as crianças interagem com o professor, considerando as relações de gênero no contexto da brincadeira e das ações cotidianas que envolvem o educar-cuidar? A presença desse professor na Educação Infantil é marcada de que forma pelos estereótipos associados à masculinidade hegemônica? O estudo de caso qualitativo, de natureza etnográfica, ancora-se nos Estudos de Gênero, nos Novos Estudos Sociais da Infância, na Pedagogia da Educação Infantil e nos Estudos Culturais da Educação, além da legislação educacional vigente. A pesquisa contou com a colaboração do professor, de uma professora, uma profissional de apoio educacional, a gestora escolar, outros membros da equipe da instituição investigada, de famílias e das próprias crianças. A produção de dados incluiu observação participante, entrevistas com adultos, rodas de conversa e desenhos com as crianças. Por se tratar de uma investigação sobre e com a participação de crianças e outros sujeitos, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e preservou a identidade dos sujeitos e da instituição lócus da investigação. A análise dos dados se deu por meio do método de Análise de Conteúdo e do procedimento metodológico da Triangulação de Fontes de Dados. Ao se considerar as crianças como sujeitos ativos e de cultura, que percebem, interpretam e produzem significados nas relações cotidianas com o professor, os achados da pesquisa indicam que essas relações, marcadas pelas dimensões do brincar e do educar-cuidar, evidenciam a ludicidade como elemento constituinte das relações e o cuidado como uma ação aprendida e não inata ao gênero, rompendo com as expectativas e normas de gênero pré-estabelecidas, consequentemente abrindo portas para novas sociabilidades de gênero no contexto da docência na Educação Infantil e na sociedade. Entretanto, concomitantemente, percebeu-se que as relações também carregam marcas de androcentrismo, que reforçam estereótipos de gênero, como a rápida reação de obediência das crianças aos comandos e solicitações do professor, em contraste com a professora, assim como nas relações entre o docente e as demais profissionais que atuam na instituição educativa investigada. Espera-se que esta tese possa contribuir para que mais homens se insiram na docência infantil, revertendo as relações de desigualdade de gênero que impedem os homens de assumirem o cuidado em todas as suas dimensões.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Interno - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Externo à Instituição - SANDRO VINÍCIUS SALES DOS SANTOS
Externo à Instituição - KATIA PATRICIO BENEVIDES CAMPOS
Externo à Instituição - JOSIANE PERES GONÇALVES
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA