PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS GABRIELLE DE AGUIAR MENDES PRAZIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS GABRIELLE DE AGUIAR MENDES PRAZIM
DATA: 17/06/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet - Atividade Remota
TÍTULO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA NA PARAÍBA: ACADEMIA DE COMÉRCIO EPITÁCIO PESSOA (1922-1947)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional. Educação Feminina. Educação Contábil. Academia de Comércio Epitácio Pessoa.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Esta pesquisa tem como foco compreender a inserção das mulheres na educação profissional no estado da Paraíba, com ênfase na atuação da Academia de Comércio Epitácio Pessoa (ACEP), entre os anos de sua fundação (1922) e os registros de formaturas publicados por Clóvis Lima (1947). Inserido no campo da História da Educação, o estudo parte da constatação do silenciamento histórico sobre as trajetórias femininas na vida pública, buscando analisar de que modo a formação técnica oferecida pela ACEP contribuiu para a profissionalização e a inserção das mulheres no mercado de trabalho, em um contexto marcado pela predominância masculina nas instituições educacionais e profissionais. O objetivo geral do estudo é investigar a participação das mulheres na vida profissional por meio dos cursos de educação profissional ofertados pela ACEP no século XX, levando em consideração para isso suas trajetórias educativas, pessoais e suas redes de sociabilidade. A metodologia adotada é qualitativa, de natureza descritiva e aplicada, baseada na análise documental e na revisão bibliográfica. São utilizados procedimentos da análise de conteúdo conforme Bardin (2020), e a pesquisa é ancorada na História Cultural (Burke, 2008; Hunt, 1992), associada à perspectiva de gênero (Perrot, 2005; Saffioti, 1987; Bourdieu, 2012; Vergès, 2020) e aos estudos sobre instituições educativas como espaços de mediação sociocultural (Magalhães, 2004; Nosella & Buffa, 2013; Sirinelli, 2003). O corpus documental é constituído por registros da própria ACEP, jornais da época, fontes arquivísticas (como o IHGP e o arquivo eclesiástico do Centro Cultural São Francisco), além de plataformas digitais como a Hemeroteca Digital e o Family Search. A fundamentação teórica considera as representações sociais (Chartier, 2002) e os condicionantes históricos que influenciaram a inserção feminina na educação profissional. A análise contempla categorias como profissionalização feminina, gênero e educação, desafios e oportunidades, e liderança de mulheres em instituições educacionais. Os resultados parciais evidenciam que, embora em número reduzido frente aos homens, as mulheres ocuparam espaços importantes na ACEP, tanto como alunas quanto como docentes, destacando-se figuras como Rosita Brandão, Hortence Peixe e Osmarina Carvalho. A presença feminina nos cursos de contabilidade e datilografia é indício de transformações nas relações de gênero e nas possibilidades de atuação profissional para as mulheres, mesmo que ainda restritas por estruturas patriarcais e condicionadas por pertencimentos de classe e raça. As considerações parciais indicam que a ACEP foi um espaço de oportunidades e limites, revelando tensões entre a formação técnica e a expectativa social de confinamento feminino à esfera doméstica. O estudo busca, assim, contribuir para a historiografia da educação profissional na Paraíba e para a valorização das trajetórias femininas historicamente negligenciadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - RAMSES NUNES E SILVA