PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA KELLY SOUSA FERREIRA
DATA: 30/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: ENTRE TELAS E JANELAS: AS RELAÇÕES POLÍTICAS, LEGAIS E MATERIAIS ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O TRABALHO EDUCATIVO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Trabalho educativo. Educação básica. Políticas públicas. Materialismo histórico-dialético.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A presente tese analisa criticamente as contradições entre os discursos normativos que prescrevem o uso das tecnologias digitais como ferramentas imprescindíveis para a inovação pedagógica e a realidade concreta vivida pelos professores da educação básica pública no estado da Paraíba. Fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, o estudo parte da compreensão de que as tecnologias digitais não são instrumentos neutros, mas produtos das relações sociais de produção, inserindo-se no processo educativo como expressões ideológicas que impactam diretamente o trabalho educativo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com procedimentos de análise documental e bibliográfica, orientada por uma crítica às diretrizes oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Plano Estadual de Educação e Tecnologia para Aprendizagem (PEITA, 2020), o Referencial de Saberes Digitais Docentes (2019) e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (2023), as quais, embora enfatizem a cultura digital, desconsideram as condições objetivas das escolas públicas, tais como a precariedade da infraestrutura, a ausência de formação crítica e a sobrecarga de trabalho docente. Com base nos referenciais de Marx e Engels (2007), Lukács (2003), Kosik (1969), Gramsci (2007), Saviani (2008) e Duarte (2012), a tese problematiza a intensificação do trabalho educativo, a alienação do professor e a instrumentalização do conhecimento. Os resultados demonstram que a imposição tecnicista de práticas digitais, desconectada da realidade material e das intencionalidades pedagógicas verdadeiramente emancipatórias, reforça uma lógica neoliberal e mercadológica no interior da escola pública. Ao tratar as tecnologias como ferramentas de otimização e padronização, as políticas educacionais contribuem para a reprodução das desigualdades sociais, apagando gradativamente o potencial formativo e crítico da educação. O trabalho argumenta que somente uma formação educativa enraizada em bases críticas, histórica e socialmente situadas, pode permitir a apropriação consciente e transformadora das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Deste modo, a tese defende que o trabalho educativo, compreendido como práxis, categoria central no materialismo histórico-dialético, deve articular teoria e prática em uma perspectiva de superação das condições de dominação e reprodução. Nesse sentido, o professor é concebido como sujeito histórico, intelectual orgânico e mediador das contradições sociais, capaz de resistir às imposições tecnocráticas e de construir alternativas pedagógicas que se embasem no compromisso com a emancipação dos sujeitos. A pesquisa conclui que a incorporação das tecnologias digitais às práticas escolares precisa ser redirecionada a partir de uma crítica ao neotecnicismo e à lógica de adaptação, com vistas à um projeto de educação pública e democrática que reconheça e enfrente as determinações estruturais que atravessam o trabalho educativo nas escolas públicas brasileiras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - JEFERSON ANIBAL GONZALEZ
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - GILCILENE DE OLIVEIRA DAMASCENO BARÃO