PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS COELHO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS COELHO DE LIMA
DATA: 28/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A música nas Políticas Curriculares da Educação Infantil: representações sociais das professoras, coordenadores e gestores.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Música; Políticas Curriculares; Representações Sociais.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A música, enquanto uma das linguagens e expressão que estimula a sensibilidade da criança é objeto desse estudo. Nisto, a problemática discutida neste trabalho procura evidenciar as representações sociais dos(as) profissionais da educação que atuam nas creches e pré-escolas sobre esse elemento artístico. A pergunta que nos dará os caminhos a percorrer é: Como se configura as representações sociais das professoras, coordenadores e gestores sobre a música na Educação Infantil? A partir disso, temos como objetivo geral: analisar as formas como as representações sociais das professoras, coordenadores e gestores sobre a música na Educação Infantil é evidenciada em seus fazeres profissionais. Especificamente, objetivamos: problematizar a música nas políticas curriculares da Educação Infantil; identificar as representações sociais das professoras, coordenadores e gestores sobre a música na Educação Infantil; compreender como as Representações Sociais influenciam a prática das professoras, coordenadores e gestores. Em questões metodológicas o primeiro passo desta pesquisa consiste em um estudo das políticas curriculares através de uma análise documental sobre como a música está configurada nos documentos norteadores da Educação infantil. Além disso, tomaremos como base teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a ênfase ao Núcleo Central, que nos ajudará a compreender os conhecimentos socialmente elaborados dos participantes da nossa pesquisa referente à música. Como instrumento da produção de dados, utilizamos o Teste de Associação Livre de Palavras, questionário e observações, já ao tratamento dos dados, recorremos ao software openEvoc, complementado pela análise de conteúdo como técnica auxiliar. Como resultados esperados, este estudo busca identificar e promover discussões aprofundadas sobre as representações sociais das professoras, coordenadores e gestores da Educação Infantil em Pedras de Fogo-PB acerca da música e suas possibilidades no contexto de suas atuações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - REJANE DIAS DA SILVA