PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON LIMA DE ARRUDA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON LIMA DE ARRUDA
DATA: 25/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: (Des)Continuidades nas políticas de avaliação na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de avaliação. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Transição. Qualidade.
PÁGINAS: 197
RESUMO: Este trabalho tematiza a avaliação no contexto do desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos de sua humanidade que são ignorados em práticas avaliativas fragmentadas, excludentes, classificatórias, punitivistas e quantitativas, historicamente realizadas no Brasil, sobretudo após o aparecimento das políticas de accountability, desde os anos 1980. Tais práticas têm sido muito presentes no Ensino Fundamental e parecem avançar em direção à Educação Infantil, onde a avaliação não se restringe à mensuração dos aspectos cognitivos, mas abrangem as dimensões da interação, sociabilidade, criatividade, solidariedade etc. Nesse sentido, o objetivo de nossa pesquisa é analisar as rupturas e continuidades nas políticas de avaliação durante a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e os impactos nas práticas pedagógicas. A questão de pesquisa que norteia o nosso trabalho é: Como as (des)continuidades nas políticas de avaliação na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental impactam as práticas pedagógicas. Nessa esteira, tencionamos demarcar as especificidades das políticas de avaliação da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, dialogando o que dizem os documentos oficiais relacionados às políticas de avaiação com alguns estudos acerca das infâncias, do desenvolvimento infantil e da avaliação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica, utilizando a Sociologia da Infância como pressuposto epistemetodológico, combinando a observação participante, o diário de campo, entrevistas semiestruturadas com as crianças e professoras e registros audiovisuais como instrumentos de produção de dados. A análise de documentos orientadores e instrumentos avaliativos utilizados pelas professoras também compõem a pesquisa. O estudo será realizado em duas instituições públicas do município de Vertente do Lério-PE, em duas etapas: no último ano da Educação Infantil e, posteriormente, no primeiro ano do Ensino Fundamental. A análise de dados será feita a partir da seleção, organização em categorias analíticas e interpretação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo à Instituição - FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
Externo à Instituição - TARCIA REGINA DA SILVA