PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BAROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BAROS
DATA: 28/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Masculinidades na Roda, Criança na Escuta: Vozes Infantis Sobre o Homem na Educação Infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Professor Homem, Gênero, Masculinidades, Perspectiva da Criança
PÁGINAS: 150
RESUMO: Esta pesquisa parte da premissa de que é possível desenvolver uma investigação com crianças sobre o lugar do professor homem na creche. Na atualidade, a atuação do professor homem, no campo da Educação Infantil, tem ocupado lugar de destaque. Por conseguinte, este tema tem sido cada vez mais frequente no campo das temáticas de gênero. Por isso, ao abordar a questão do homem na Educação Infantil refletimos sobre a nossa trajetória acadêmica e profissional, enquanto professor homem que ensina à criança. A partir desse contexto, percebemos que a difusão desta temática tem suscitado debates em torno das atividades de docência masculina na Educação Infantil. Nossa pesquisa compreende ressaltar que falar de homem na Educação Infantil oportuniza o atendimento e a compreensão do lugar da docência para ambos sexos: masculino e feminino. Dessa forma, queremos analisar como as crianças percebem e atribuem significados à atuação do professor homem na creche, contribuindo para a construção de novas masculinidades. As questões centrais da pesquisa são: como as crianças percebem e atribuem significados à atuação do professor homem na creche, e como essas percepções contribuem para a construção de novas masculinidades no contexto da Educação Infantil?. O quadro teórico-metodológico articulará os estudos das políticas educacionais e curriculares da Educação Infantil, os novos estudos da infância e os estudos de gênero que evidenciam a presença masculina na docência da educação infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa de inspiração etnográfica. Os participantes da nossa pesquisa são as crianças, e os dois monitores homens. A pesquisa será desenvolvida em duas creches municipais de Alagoa Grande, PB. Para produção dos dados temos: a observação participante, entrevistas, rodas de qualitativa de inspiração etnográficas. Os participantes da nossa pesquisa são as crianças, e os dois monitores homens. A pesquisa será desenvolvida em duas creches municipais de Alagoa Grande, PB. Para produção dos dados temos: a observação participante, entrevistas, rodas de conversas e o uso de desenhos. Na análise dos dados utilizaremos a Análise de Conteúdo. As questões éticas da pesquisa serão consideradas. Como resultado, esperamos contribuir para alargar as concepções, através dos significados das crianças, da possiblidades de emergência, na educação infantil, de outras noções de masculinidades, que incluam o cuidar e o educar, assim como a escolha da carreira docente dedicada às crianças, como possibilidades para os sujeitos do sexo masculino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Externo à Instituição - PETERSON RIGATO DA SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO