PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EDVANICE DANIEL DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDVANICE DANIEL DA SILVA
DATA: 15/08/2025
HORA: 00:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DOCUMENTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS - 2018 A 2023
PALAVRAS-CHAVES:
PÁGINAS: 130
RESUMO: Esta pesquisa se insere no domínio da formação inicial de professores, assumindo a relação teoria e prática como elemento crucial para a reflexão sobre a ação e os contextos educativos; a mobilização de competências e saberes úteis ao exercício profissional docente. Para tal, é fundamental a problematização das contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia. Esta pesquisa visa investigar como o PRP vem sendo compreendido academicamente na área de Educação, a partir do mapeamento de dissertações e teses da área de Educação que realizaram suas pesquisas com egressos de cursos de Pedagogia 2018 - 2023. Nosso foco principal é o de identificar as possíveis contribuições e limitações mais diretas do RP nos cursos de Pedagogia no Brasil e, com isso, caracterizar possíveis perfis e tendências formativas do PRP nos cursos de Pedagogia, bem como possíveis convergências ou distanciamentos entre o PRP, considerando os seus documentos oficiais, e o modelo em funcionamento nos cursos de Pedagogia. A pergunta de partida desta investigação é: como o PRP vem sendo compreendido academicamente na área da Educação, mas especificamente nos cursos de Pedagogia? Em termos metodológicos, trata-se do Estado do Conhecimento do PRP na área de Educação, por meio da abordagem qualitativa e da análise documental como técnica de coleta de dados. Propõe-se o recorte específico de 2018 2023, considerando a implantação do referido programa no ano de 2018, buscando no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) pesquisas exclusivas da área de avaliação Educação. A escolha se dá por sua relevância na divulgação da produção acadêmica qualificada de programas de pós graduação nacional. Para análise dos dados, utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, de acordo com Bardin (1977). Os resultados preliminares apontam para o estreitamento da relação teoria e prática, favorecendo a construção da identidade docente, a mobilização de competências e saberes pedagógicos, assim como para o fortalecimento da articulação entre universidade e escolas de Educação Básica. Os estudos em análise também apontam para desafios, que incluem a necessidade de uma maior integração entre os atores envolvidos, e a superação de obstáculos estruturais e institucionais. Logo caminha-se na defesa de que o PRP se configurou como uma política relevante para a qualificação da formação docente, ao possibilitar experiências formativas no contexto da Educação Básica, assim como da necessidade da existência de políticas públicas permanentes que contribuam para uma formação docente de qualidade e articulada às escolas de Educação Básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - LÚCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE