PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARAIANE PINTO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARAIANE PINTO DE SOUSA
DATA: 06/08/2025
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A POLÍTICA DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL I: uma investigação na Rede Municipal de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Currículo. Organização do Trabalho Pedagógico. Atuação.
PÁGINAS: 238
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os encaminhamentos do trabalho de desenvolvimento de tese, que versa sobre a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, inicialmente apresentamos de onde partiu o interesse pelo tema, a relevância da proposta, bem como a construção do texto. E elegemos como objetivo geral: analisar como vem sendo a atuação da política de BNCC nas escolas municipais de João Pessoa/PB, tendo como base o as políticas educacionais (nacionais, estaduais e municipais) que norteia processo de organização do trabalho pedagógico. Destacamos a realização do mapeamento realizado a fim de perceber como a temática esteve em discussão nos trabalhos de Pós-Graduação, encontramos lacunas, e assim, centramos esforços para a discussão. Destarte, metodologicamente, esta pesquisa tem por característica uma abordagem qualitativa. de tipo documental, bibliográfica, exploratória. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada por fornecer mais solidez e possibilidade para a obtenção das informações, trazendo para a pesquisa as vozes que vivenciam a escola e sua organização, tal como identificar os desafios para o trabalho pedagógico dos(as) docentes. Para a análise dos dados tivemos o suporte teórico-metodológico Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992), especificamente a teoria da atuação, por compreendermos que a política não é um processo estático, mas, caracteriza-se por ser dinâmica, principalmente no que tange às intenções das políticas educacionais. Isso nos permite buscarmos compreender sobre o que pode resultar de um currículo nacional, homogêneo como a Base (2017), as transformações no currículo e na OTP. Compreendemos a partir do exercício analítico que a BNCC (2017) engessa a OTP, inviabiliza a atuação docente por descaracterizar a autonomia dos(as) professores(as) da educação básica pública e ainda exerce controle sobre a escola e a sala. Os(as) professores(as) que são responsáveis pela atuação desse documento encontram-se controlados por meio do livros didáticos, engessamento da OTP, prescrição curricular, plataformas online, remodalação da identidade docente e promotores de novas condutas e subjetividades. O neoliberalismo como eixo estruturante da Base, produz uma nova OTP, a partir do descolamento de sentido da avaliação, dos objetivos e métodos, do planejamento e a elaboração das políticas educacionais. Isso resulta na desconstrução da identidade docente forjada pelos princípios legais e teóricos para uma nova identidade controlada com fundamentos mercadológicos e empresariais. Assim, foi possível identificar que a BNCC (2017) exerce controle sobre a autonomia docente, inviabilizando a resistência por meio da criatividade para a execução prática do texto das políticas educacionais, como Ball et al (2021), a teoria da atuação e seus aportes teóricos apontam. Portanto, este documento aprofunda desigualdades e cria outras pela discrepância entre o que propõe e as condições infraestruturais, pedagógicas e das reais necessidades das escolas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1323829 - ROBERTO RONDON
Externo à Instituição - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR