PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: GERALDA MARIA DE BEM
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDA MARIA DE BEM
DATA: 29/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: videochamada/Google Meet
TÍTULO: As contribuições de mães campesinas nas atividades escolares dos filhos durante a pandemia da Covid- 19
PALAVRAS-CHAVES: educação do campo; pandemia; mães campesinas; ensino remoto.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação do Campo é uma das modalidades da educação básica nacional e um direito garantido na Constituição Federal de 1988. Na LDB 9394/96, se reforça o direito ao respeito e às particularidades culturais e regionais dos povos campesinos. Considerando as especificidades para esta modalidade, tratada na literatura acadêmica pertinente, durante o período da pandemia do COVID-19, constata-se que esse contingente populacional enfrentou desafios, exigindo deles maior esforço para enfrentar o ensino remoto, sobretudo das mães responsáveis pelo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos filhos. Na presente tese, a questão central de investigação é: como se deu a contribuição das mães campesinas no acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, em face dos desafios impostos pelo ensino remoto durante o período pandêmico da COVID-19? O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições da participação das mães campesinas no acompanhamento do processo de escolarização de seus filhos durante o período das aulas remotas (2020-2021) em virtude do afastamento social provocado pela pandemia do COVID-19, no município de Pau dos Ferros-RN. Os objetivos específicos foram: identificar no discurso das mães campesinas como ocorreu o acompanhamento do processo de ensino de seus filhos; descrever os desafios enfrentados pelas mães campesinas no acompanhamento das atividades escolares dos filhos no período pandêmico; e analisar as estratégias, os saberes e os recursos mobilizados por essas mães para promover a continuidade das atividades de ensino escolar dos filhos no período do ensino remoto. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, embasada no método dialético, o qual enfatiza as relações entre os sujeitos e a sociedade. O lócus de investigação foram três comunidades rurais do município de Pau dos Ferros-RN: Comunidade Girassol, Comunidade Mandacaru e Comunidade de Juazeiro. As informações foram coletadas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, com dez mães, cujos filhos estiveram matriculados nos anos 2020 e 2021, durante o contexto pandêmico. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2020). Os resultados revelaram algumas dificuldades enfrentadas pelas mães no decorrer do acompanhamento das atividades escolares dos seus filhos(as), entre elas: o desafio de adaptação ao ensino remoto e o descrédito por essa modalidade de ensino, por não surtir o efeito esperado na aprendizagem deles. Contudo, as participantes desta pesquisa reconheceram que o ensino remoto foi necessário para que seus filhos não se distanciassem do processo de educação escolar, evitando, assim, a evasão. Depreende-se, portanto, que essa tese reforça a importância da participação ativa das mães campesinas no acompanhamento da escolarização de seus filhos, reconhecendo-a como uma contribuição significativa e uma fonte de motivação no processo de ensino-aprendizagem escolar uma vez que o envolvimento delas é fundamental para a trajetória educacional dos filhos e para contribuir com a ação didático-pedagógica dos professores, seja no ensino remoto ou presencial. Com isso, espera-se que os relatos dessas mães sirvam para o investimento em políticas públicas que possam garantir uma educação com mais qualidade para os povos residentes em comunidades rurais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo à Instituição - LUCINETE GADELHA DA COSTA
Externo à Instituição - WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO