PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA KAROLINE DA SILVA ELIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA KAROLINE DA SILVA ELIAS
DATA: 15/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE/Semipresencial
TÍTULO: O DESAFIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE COMBATE AO RACISMO DE PROFESSORAS NEGRAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: professoras negras; práticas pedagógicas; educação de jovens e adultos; educação antirracista.
PÁGINAS: 106
RESUMO: O presente estudo busca identificar como os marcadores sociais de raça e de gênero interferem nas práticas pedagógicas antirracistas de professoras negras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de João Pessoa-PB, uma vez que, pairam na sociedade brasileira paradigmas de subalternização patriarcal e étnico-racial herdados, principalmente, do período de escravidão, mas potencializados pelo mito da democracia racial e pelo machismo, estruturando o Brasil a partir do racismo e da dominação masculina. Outrossim, ao relacionarmos esses marcadores com o EJA, as disparidades sociais se tornam ainda mais evidentes, tendo em vista que o grupo social atendido por essa modalidade de ensino é predominantemente preto(a) e feminino. Com base nesses pressupostos, a seguinte questão se apresenta: Quais são os desafios didáticos e pedagógicos enfrentados por professoras negras que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de João Pessoa para combater o racismo no espaço escolar? Para analisarmos melhor os espaços de intersecções dos marcadores sociais com a EJA, é necessário discutir os pontos que os conectam. Por isso, os principais aspectos teóricos da presente pesquisa se baseiam nos conceitos de gênero, raça, racismo, EJA e interseccionalidade. Esses conceitos nos permitem entender como a mulher negra se torna um grupo distinto em nossa sociedade, considerando que elas nem são brancas e nem são homens. Diante desses fatores, temos como objetivo geral analisar os desafios pedagógicos enfrentados por professoras negras da EJA do município de João Pessoa-PB na construção de uma educação antirracista. E, como objetivos específicos, os seguintes: a) Compreender como os preconceitos de cor e de gênero refletem na prática educativa de professoras negras; b) Identificar, nos discursos destas professoras, os desafios que elas enfrentam para desenvolver uma educação antirracista na modalidade em tela; c) Reconhecer as possibilidades pedagógicas de enfrentamento aos estigmas sociais de racismo e gênero no contexto da sala de aula. Para alcançarmos estes objetivos, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. As informações serão coletadas por meio da pesquisa de campo, começando com a aplicação de um questionário estruturado para cinquenta professoras da EJA do município de João Pessoa-PB, para identificar como elas se autodeclaram e se implementam práticas educativas antirracistas. Posteriormente, com base nos dados do questionário, serão realizadas dez entrevistas semiestruturadas com as professoras que atenderem aos critérios de praticarem uma educação antirracista e se reconhecerem enquanto mulher negra na sociedade e, por último, realizaremos três observações em duas salas de aula que serão definidas a partir das entrevistas. Espera-se que os resultados, que serão coletados em um prazo previsto de três meses, possam subsidiar reflexões significativas sobre os discursos emergentes das práticas pedagógicas de combate ao racismo. Discursos estes que serão analisados com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) preconizada por Fairclough (2016).
Professoras Negras. Práticas Pedagógicas. Educação de Jovens e Adultos. Educação Antirracista. Análise Crítica do Discurso.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR