PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMYRIS NUNES DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMYRIS NUNES DA PAZ
DATA: 14/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: ENTRE PALAVRAS E MUNDOS: A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Educação de Jovens e Adultos. Leitura Literária na Educação de Jovens e Adultos. Processos de Ensino-Aprendizagem.
PÁGINAS: 106
RESUMO: A leitura literária na Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto prática pedagógica, constitui-se como elemento essencial para a formação integral dos sujeitos, ao possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, a vivência ética e o fortalecimento da autonomia. No entanto, promover essa prática no contexto da EJA ainda é um desafio recorrente, sobretudo diante das múltiplas demandas que permeiam a vida dos educandos e do trabalho docente. Nesse sentido, esta pesquisa propõe-se a compreender como a leitura literária é concebida, organizada e implementada na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação de Jovens e Adultos nos ciclos V e VI. Como desdobramentos, têm-se os seguintes objetivos específicos: empreender discussões teóricas acerca de leitura literária e leitura literária na Educação de Jovens e Adultos; analisar como os professores concebem a leitura literária em suas práticas pedagógicas; identificar e analisar quais são as principais estratégias pedagógicas adotadas na organização de práticas de leitura literária pelos professores; e analisar quais os desafios que os professores encontram para implementar a leitura literária em suas práticas pedagógicas nesse contexto educativo. A revisão bibliográfica que sustenta esta pesquisa ancora-se, de um lado, nos fundamentos da educação como ato político e libertador, a partir das contribuições de Freire (1987, 1989, 1996, 2013, 2015), Gadotti (2013, 2014), Gramsci (1982), de outro, nos estudos sobre a literatura enquanto direito e prática formativa, com base em Candido (2011), Colomer (2003, 2007), Cosson (2009, 2014), Lajolo (2000, 2018, 2019), Mortatti (2018) e Zilberman (1991, 2012, 2019). O trabalho de campo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso a ser realizada com professores de Língua Portuguesa que atuam em turmas dos ciclos V e VI. Para a geração dos dados, serão utilizados os procedimentos de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, os quais serão analisados a partir da perspectiva dos Núcleos de Significação, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006, 2013). Ao buscar compreender de que forma os professores da EJA mobilizam a leitura literária em suas práticas pedagógicas, espera-se contribuir para a valorização dessa atividade no contexto da educação de jovens e adultos, bem como oferecer subsídios para a formação docente e o aprimoramento de práticas pedagógicas que fortaleçam o direito à literatura como experiência humanizadora.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Externo ao Programa - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS