PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLYANE DOS SANTOS DE LUCENA SATURNINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLYANE DOS SANTOS DE LUCENA SATURNINO
DATA: 27/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remota (Google Meet)
TÍTULO: Educação ambiental em face às mudanças climáticas e vulnerabilidade socioambiental: Um estudo sobre ações educativas na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental crítica; Mudanças climáticas; Vulnerabilidade socioambiental; Ação institucional.
PÁGINAS: 65
RESUMO: A crise climática vem se intensificando e deixando cada vez mais evidente que seus efeitos não atingem a todos da mesma forma. Grupos sociais historicamente marginalizados e territórios vulneráveis são os que mais sentem suas consequências. Diante desse cenário, torna-se urgente repensar políticas públicas que, de fato, estejam comprometidas com a justiça socioambiental. Nessa perspectiva, a educação ambiental crítica tem um papel fundamental, não apenas para informar, mas para formar sujeitos capazes de compreender e transformar as realidades em que vivem, articulando questões ecológicas, sociais e políticas. Esta pesquisa se propõe a analisar como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS-PB) tem desenvolvido ações educativas voltadas às mudanças climáticas, com atenção especial às comunidades mais vulneráveis. Para isso, adota-se uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, combinando entrevistas semiestruturadas com a equipe técnica da Secretaria e análise documental de materiais institucionais. A análise dos dados será conduzida com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020), buscando identificar padrões, concepções e estratégias que orientam essas práticas. O estudo se apoia em três eixos principais: a crise climática como reflexo de múltiplas injustiças; a educação ambiental crítica como caminho para a transformação social; e o papel da gestão pública na mediação de políticas ambientais. A relevância do estudo reside na possibilidade de ampliar o debate sobre o papel das instituições públicas na promoção da educação ambiental em tempos de emergência climática. Mais do que oferecer respostas prontas, espera-se que a pesquisa ajude a abrir novas possibilidades de reflexão e diálogo sobre caminhos mais justos, participativos e conectados com as realidades dos territórios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 2489301 - GENOVEVA BATISTA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES