PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA MENDONCA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA MENDONCA DA SILVA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Encarceramento, Educação e Ressocialização: um estudo sobre a percepção de privados e ex-privados de liberdade da Cadeia Pública de Mamanguape-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Ressocialização. Encarceramento. Estigma. Educação Prisional.
PÁGINAS: 80
RESUMO: Este trabalho situa-se no campo temático dos estudos a respeito da educação nas prisões, sob a perspectiva da Educação Popular, tendo como contexto empírico a cidade de Mamanguape-PB. Parte do seguinte problema de pesquisa: Qual é a percepção das pessoas privadas e ex- privadas de liberdade da Cadeia Pública de Mamanguape sobre a ressocialização pretendida pelas ações educativas desenvolvidas na unidade? Em função dessa indagação investigativa, apresenta-se a hipótese segundo a qual as ações desenvolvidas no âmbito do processo de ressocialização na Cadeira Pública de Mamanguape–PB têm sido percebidas pelos seus privados e ex-privados de liberdade a partir de quatro perspectivas: 1) como contribuição para o convívio durante o cumprimento de pena; 2) como possibilidade de aprendizagem de habilidades e competências profissionais; 3) como insuficientes para enfrentar os desafios no pós-retorno à convivência em sociedade; e 4) como possibilidade de remição de pena. Dessa forma, o objetivo geral do estudo é analisar a percepção de pessoas privadas e ex-privadas de liberdade da Cadeia Pública de Mamanguape-PB sobre as ações educativas desenvolvidas na unidade e a sua relação com o processo de ressocialização. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pelo método histórico-dialético e com inspiração etnográfica. As estratégias procedimentais da investigação dizem respeito à realização de entrevistas narrativas com privados e ex-privados de liberdade, observação relacional a respeito deles e uso de diário de campo. O material empírico resultante da investigação será escrutinado conforme a técnica de análise temática. O trabalho assume como um dos seus postulados analíticos a compreensão de que o sistema prisional brasileiro, historicamente atravessado por desigualdades, estigmas e práticas punitivistas, limita as possibilidades de reintegração social e de reconhecimento da pessoa presa como sujeito de direitos. O referencial conceitual do estudo ancora-se em formulações como estigma, desvio social, outsiders, pânico moral e em aportes da Educação Popular, principalmente considerando as abordagens que, no contexto latino-americano, diante dos novos fenômenos contemporâneos e dos seus desafios, têm tratado da refundamentação da Educação Popular e da sua reinvenção, dando origem – no campo de pesquisa nas prisões – a categorias como ‘educação-vaga-lume’ e ‘oprimissão’
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARCIA REGINA BARBOSA