PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEMILDA BARRETO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEMILDA BARRETO DE SOUSA
DATA: 29/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: A Prática de ensino de Geografia: investigando os pressupostos teóricos e metodológicos em uma Escola Estadual de ensino médio em Campina Grande-PB
PALAVRAS-CHAVES: Práticas pedagógicas; Ensino de Geografia; Pressupostos teóricos e metodológicos.
PÁGINAS: 60
RESUMO: A presente pesquisa tem como foco uma investigação em torno das percepções dos(as) professores(as) de Geografia, acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos que norteiam suas práticas. Nesse contexto, busca-se responder à seguinte questão central: Quais as percepções de docentes de Geografia quanto a pressupostos teóricos e metodológicos educacionais em suas práticas de ensino em uma Escola Estadual de ensino médio em Campina Grande-PB? Para responder a essa questão, este estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de docentes de Geografia quanto a pressupostos teóricos e metodológicos educacionais em suas práticas de ensino em uma Escola Estadual de ensino médio em Campina Grande-PB. Em vista de alcançar tal objetivo, procuramos primeiramente identificar os pressupostos teóricos educacionais que fundamentam as práticas de ensino dos(as) professores(as) de Geografia. A partir desta etapa, investigar as metodologias adotadas pelos(as) professores(as) de Geografia em suas aulas, com base em concepções e metodologias identificadas no ensino de Geografia, e quais implicações resultam na formação do discente. A revisão bibliográfica que fundamenta esta pesquisa apoia-se na contribuição de diversos autores de referência no campo da Geografia e da Educação com destaque para as contribuições quanto às abordagens de ensino fundamentada em Mizukami (1986) e Freire (1996, 1979), que discutem as principais abordagens adotadas no ensino. Para a análise da transição de um ensino tradicional para uma proposta de base dialética na Geografia, o estudo se apoia nas contribuições de Cavalcanti (1998; 2012), Vesentini (2009) e Kaercher (2007; 1999). A compreensão sobre a institucionalização do ensino de Geografia no Brasil é embasada nos trabalhos de Pontuschka (2012), Cavalcanti (2008; 2019) e Andrade (2008). Para a análise do cenário atual, foram adotados os estudos de Farias e Moraes (2024) e Sampaio e Alves (2024), além do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a fim de compreender as mudanças recentes na disciplina com o Novo Ensino Médio. O arcabouço metodológico adotado constitui-se de método de organização da pesquisa a fenomenologia de Edmund Husserl com estudos de Despraz (2011). A abordagem é a qualitativa por se tratar de pesquisa em educação irá captar as subjetividades dos sujeitos (professores/as) de Geografia. O instrumento de coleta de dados consiste nas entrevistas semiestruturadas, e para o tratamento dos dados será adotada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os sujeitos envolvidos na pesquisa serão quatro professores (as) de Geografia que atuam no ensino médio regular em uma Escola Estadual de Ensino Médio em Campina Grande-PB. Espera-se que, ao final desta pesquisa, seja possível identificar os principais pressupostos teóricos e metodológicos que orientam a prática dos (as) docentes envolvidos (as) e, a partir disso, compreender de que maneira essas concepções se refletem nos processos de ensino e aprendizagem dos (as) estudantes, contribuindo ainda para estudos posteriores e para o aprimoramento de práticas docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo à Instituição - ANA MARIA DE BARROS