PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: THIAGO LUIS CAVALCANTI CALABRIA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO LUIS CAVALCANTI CALABRIA
DATA: 22/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: FLUXOS E INFLUÊNCIAS NAS REDES DE POLÍTICAS
PALAVRAS-CHAVES: políticas educacionais; educação em tempo integral; organismos
internacionais; ciclo de políticas.
PÁGINAS: 320
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: O Programa de Educação Integral da Paraíba apresenta um modelo de escola pública com
desenho curricular, estrutura física, modelo de gestão interno e externo, instrumentos de
fiscalização e controle, regime de trabalho e objetivos pedagógicos próprios. Esse modelo foi
criado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), a partir do financiamento e
da influência de empresas e organismos internacionais, o que indica a presença de interesses
privados orientados por uma racionalidade neoliberal (Dardot; Laval, 2016). Diante deste
contexto, elegemos como objeto de estudo a política de educação integral e em tempo integral ofertada pelas escolas públicas de ensino médio. Com o intuito de aprofundar as discussões e melhor compreender nosso objeto, apresentamos a seguinte pergunta como problema de pesquisa: como a política de educação em tempo integral direcionada ao ensino médio foi traduzida e interpretada do contexto global para o local através da atuação de atores privados no estado da Paraíba? A presente tese adota como objetivo geral analisar a trajetória do Programa de Educação Integral na rede pública estadual da Paraíba para o ensino médio. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (Policy Cycle Approach) (Bowe; Ball; Gold, 1992) e a Teoria da Atuação (Theory of Policy Enactment) (Ball; Maguire; Braun, 2021), combinadas à Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015). Os resultados revelam que a política de educação integral em tempo integral é articulada como um significante vazio, sustentado por uma crítica à escola tradicional, mas
hegemonizado por uma racionalidade neoliberal manifestando-se na reconfiguração do papel
do Estado, na centralidade da responsabilização individual e na inserção de atores privados na formulação e gestão de políticas públicas. A mobilidade da política de educação em tempo
integral, originada em Pernambuco, ocorre por meio de redes políticas compostas por
organismos internacionais, empresários, gestores públicos e fundações privadas, evidenciando uma circulação transnacional de ideias, sujeitos e dispositivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1004644 - FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARINA CAMPOS DE AVELAR MAIA
Externo à Instituição - THIAGO RODRIGO FERNANDES DA SILVA SANTOS