PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA CRISTINA TRIGUEIRO CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERONICA CRISTINA TRIGUEIRO CAVALCANTE DE OLIVEIRA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA ESCOLA CIDADÃ DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Formação leitora. Práticas de leitura. Escolas cidadãs integrais.
PÁGINAS: 76
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral desenvolvem o processo de ensino-aprendizagem de leitura e as suas repercussões na formação de leitores. Parte-se da concepção de leitura como prática social, cognitiva e discursiva, essencial para o desenvolvimento da criticidade, da autonomia e da participação cidadã dos estudantes. Considerando o modelo das escolas cidadãs integrais técnicas e seus princípios formativos, busca-se investigar como as práticas de leitura são concebidas, organizadas e implementadas por professores de Língua Portuguesa no cotidiano escolar de uma Escola Estadual Cidadã Integral da cidade de João Pessoa, na Paraíba. Como objetivos específicos, propõe-se: analisar como os professores que atuam, em Língua Portuguesa, no Ensino Médio de uma ECI compreendem a organização do trabalho pedagógico no que diz respeito às questões de leitura e à formação leitora, e como se autoavaliam nesse processo; identificar e analisar quais as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de uma escola cidadã integral para o desenvolvimento da formação leitora; identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de uma escola cidadã integral no que diz respeito ao trabalho pedagógico com a leitura e a formação leitora; e analisar como os professores de Língua Portuguesa de uma ECI avaliam ou evidenciam a construção de habilidades leitoras pelos estudantes do Ensino Médio. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com geração de dados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os dados serão analisados com base na técnica dos Núcleos de Significação, conforme proposta por Aguiar e Ozella (2013). A revisão bibliográfica deste estudo respalda-se nos autores que compreendem a leitura como prática situada, significativa e crítica, tais como Kleiman (2008), Solé (1998), Antunes (2003), Koch (2007), Soares (2004), Lajolo (2008), Martins (1994), Leffa (2001), Freire (1982) e Bourdieu e Chartier (2001) e para compreender o eixo que sustenta as Escolas Cidadãs Integrais, recorre-se às contribuições de Laval (2019), Alves (2021), Oliveira (2023), Silva (2023), entre outros. Espera-se que os resultados contribuam para a reflexão sobre as práticas de leitura na educação básica pública e para o fortalecimento da formação leitora no Ensino Médio, especialmente em contextos de escolas em tempo integral.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Externo ao Programa - 3389390 - FABRINI KATRINE DA SILVA BILRO
Externo à Instituição - MANASSÉS MORAIS XAVIER