PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE VIEIRA DE OLIVEIRA TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE VIEIRA DE OLIVEIRA TORRES
DATA: 29/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/udd-fpyw-spg
TÍTULO: PRÁTICA DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: educação inclusiva; prática docente; necessidades complexas de comunicação; alfabetização.
PÁGINAS: 86
RESUMO: O processo de alfabetização é tido como um passo fundamental para promover a inclusão, a autonomia e o acesso ao conhecimento. É um processo complexo e que exige diversas ações e métodos para que se seja alcançada. Nesse processo, constata-se que é notável a prática docente diante da proposta inclusiva, na qual o aluno realmente aprenda. Os alunos com necessidades complexas de comunicação são marcados por desafios expressivos, essa população demanda metodologias específicas e acessíveis, destacando-se a relevância da Comunicação Aumentativa e Alternativa como recurso fundamental para sua inclusão no processo de letramento. A relevância do estudo decorre do aumento significativo de matrículas de alunos público da educação especial na rede regular de ensino brasileira e da constatação de que, embora esses alunos estejam fisicamente presentes nas salas de aula, frequentemente não têm seus direitos de aprendizagem plenamente garantidos. A prática docente inclusiva, nesse sentido, torna-se central para assegurar o acesso efetivo ao processo de alfabetização, compreendido aqui como uma construção social, linguística e cultural. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas docentes utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades complexas de comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivos específicos, busca-se identificar as estratégias alfabetizadoras adotadas pelos docentes, mapear as atividades que favorecem a alfabetização de crianças com necessidades complexas de comunicação e analisar os recursos utilizados nas práticas docentes alfabetizadoras. Como metodologia será utilizada a abordagem qualitativa, buscando a compreensão particular e geral do fenômeno estudado. A coleta dos dados será por meio de observação em sala de aula e da entrevista com dois docentes, participantes da pesquisa, que lecionam em duas escolas públicas no município de Sousa-PB. A análise dos dados coletados será feita na proposta metodológica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados parciais apontam que ainda há fragilidades significativas na formação docente voltada à educação inclusiva, bem como na apropriação de recursos como a Comunicação Aumentativa e Alternativa. No entanto, quando tais recursos são utilizados de maneira planejada e colaborativa, evidenciam-se avanços na participação e no desenvolvimento da linguagem escrita por parte dos alunos com necessidades complexas de comunicação. Observa-se que práticas fundamentadas em acolhimento, escuta ativa e intencionalidade pedagógica são mais eficazes para garantir uma alfabetização significativa e acessível. O estudo destaca a importância da formação continuada dos professores e da construção de um currículo flexível e inclusivo. Assim, a alfabetização de crianças com necessidades complexas de comunicação não é apenas possível, mas uma responsabilidade ética e política que exige o comprometimento de toda a comunidade escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - TÍCIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE