PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANA OLIVEIRA DE MESQUITA LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANA OLIVEIRA DE MESQUITA LIMA
DATA: 29/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: INTERFACES ENTRE A HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A PROMOÇÃO DE INCLUSÃO E IGUALDADE
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Criança com Deficiência; Direito Educacional.
PÁGINAS: 100
RESUMO: A presente dissertação está inserida no campo das Políticas Educacionais e é vinculada à mesma Linha de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) e tem como foco analisar como as políticas educacionais de inclusão têm sido influenciadas pelas transformações históricas e sociais na forma de perceber a criança com deficiência. Partimos da compreensão de que essas políticas refletem concepções sociais construídas ao longo do tempo, que impactam diretamente a efetivação dos direitos educacionais.A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, ancorada nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica. Para a produção dos dados, serão analisados livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos normativos nacionais e internacionais relacionados ao direito à educação inclusiva, como a Constituição Federal (1988), a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Salamanca (1994), a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015), a LDB (nº 9.394/1996) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), entre outros.Neste contexto, surgem as seguintes questões norteadoras:Como as políticas públicas procuram garantir o direito à educação das crianças deficientes nos dias de hoje? Como a percepção da sociedade em relação às crianças com deficiência evoluiu ao longo da história e influenciou a formulação de políticas públicas educacionais inclusivas? Diante desse contexto, o objetivo geral é analisar como as políticas educacionais de inclusão foram e continuam sendo moldadas pelas transformações nas concepções sociais sobre a criança com deficiência.Trata-se de um projeto de dissertação em andamento, cujos dados encontram-se em processo de sistematização. Entretanto, as reflexões iniciais indicam a importância de compreender as políticas de inclusão como expressão de lutas históricas e sociais, exigindo um olhar crítico sobre a efetividade dessas políticas no cenário educacional brasileiro.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - SILVANA APARECIDA BRETAS