PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO DOS SANTOS NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/yyk-qyes-uws
TÍTULO: ENGAJAMENTO ACADÊMICO DISCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: SATISFAÇÃO, EXPECTATIVAS, MOTIVAÇÕES E DESAFIOS FORMATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Engajamento Acadêmico. Pós-Graduação em Educação. Pedagogia Universitária. Didática.
PÁGINAS: 80
RESUMO: A temática Engajamento Acadêmico vem sendo uma das preocupações centrais de pesquisas que têm procurado investigar e compreender o fenômeno em questão e seus efeitos na Educação Superior. Por isso, como objetivo desta pesquisa procura-se identificar as expectativas, as motivações, os desafios e a satisfação das/nas experiências acadêmicas dos(as) estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pergunta norteadora do percurso investigativo é: que fatores interferem no engajamento acadêmico desses/as estudantes e de que modo eles/as compreendem tal fenômeno a partir de suas experiências? Desdobrando o objetivo geral, busca-se: caracterizar perfis sociodemográficos formativos e ocupacionais de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação que estejam com matrículas ativas durante o período de coleta de dados; Analisar os elementos de expectativas, de motivações e de desafios que influenciam no engajamento acadêmico na perspectiva dos/das pós-graduandos/as; e Levantar níveis de satisfação dos/das discentes quanto às experiências acadêmicas no PPGE/UFPB na relação com suas expectativas, motivações e desafios. Em relação ao percurso metodológico, tem-se como primeiro passo um estudo acerca das definições objetivas e subjetivas das categorias centrais da pesquisa, bem como dos mecanismos que as regulamentam em seu processo histórico; como segundo momento, destacam-se as bases formativas da/na Pós-Graduação em Educação e, por fim, no terceiro momento, sobressai-se a análise e a compreensão dos dados sobre as experiências dos/das estudantes, obtidos por meio do questionário online. Assim sendo, a pesquisa é desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, cujo tipo é a exploratória (Gil, 2022) e o método utilizado é o interacionismo simbólico, que proporciona maior flexibilidade para investigar e compreender indícios subjetivos dos sujeitos. Quanto ao tratamento dos dados, utiliza-se a Análise Categorial de Conteúdos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo à Instituição - ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS