PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS EDUARDO WASSMANSDORF
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS EDUARDO WASSMANSDORF
DATA: 27/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: A PLATAFORMIZAÇÃO DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAIS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS DA VASTA PLATFORM (GRUPO COGNA)
PALAVRAS-CHAVES: Financeirização da Educação Básica. Plataformização da Educação. Privatização da Educação. Vasta Plataform.
PÁGINAS: 153
RESUMO: A morfologia atual do capitalismo, em sua fase neoliberal, envolve a financeirização e a plataformização mediadas por tecnologias digitais. Na educação a inserção de plataformas e outras tecnologias digitais com captura de dados de professores e estudantes tem sido chamada por pesquisadores de plataformização da educação (Poell; Van Djick, 2018). Tal fenômeno se intensificou com a pandemia de Covid-19, mas está apoiado em reformas empresariais na educação e no fetichismo tecnológico, implicando em novas concepções tecnicistas de educação (Freitas, 2018), perda de autonomia, sobrecarga e ressignificação do trabalho docente, além da datificação (Afonso, 2021), privatização (Adrião; Araújo, 2023) e mercantilização da educação (Leher, 2023). Após um mapeamento das plataformas educacionais utilizadas em redes públicas estaduais brasileiras no ano de 2024, verificou-se a presença de bigtechs, edtechs e também de oligopólios educacionais financeirizados, como no caso da plataforma Plurall da Vasta Plataform, empresa com ações listadas na Nasdaq e pertencente à holding Cogna, presente nas redes estaduais da Bahia, Mato Grosso e Pará. Assim, o estudo tem como objetivo analisar o processo de expansão do grupo educacional Vasta (grupo Cogna) nas redes públicas estaduais brasileiras por meio da estratégia de plataformização e como esse processo se relaciona com a financeirização da educação básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e envolvendo estudo de caso, ancorada no materialismo histórico dialético. Os resultados preliminares indicam a financeirização da educação básica pública por meio de plataformas educacionais, com captura do fundo público e também de dados, os quais são utilizados para direcionamento de publicidade e aperfeiçoamento de plataformas, algoritmos e inteligência artificial. Apesar do marketing de qualidade educacional, os documentos da Vasta indicam a plataformização como estratégia para melhores resultados financeiros e valorização acionária, pois permite ganho de escala, grande customização e menores custos comparados à materiais impressos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo à Instituição - KARINE VICHIETT MORGAN