PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL SANTOS CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WENDELL SANTOS CARNEIRO
DATA: 26/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO PPGE
TÍTULO: TRABALHO DOCENTE E FINANCEIRIZAÇÃO: ESTUDO DO GRUPO SALTA NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Financeirização da educação, trabalho docente, Grupo Salta
PÁGINAS: 74
RESUMO: O presente estudo buscou compreender como se dá a financeirização da educação básica por meio da análise dos movimentos e estratégias empresariais adotadas pelo Grupo Salta na Paraíba, evidenciando seus efeitos sobre as condições, funções e sentidos do trabalho docente. Parte-se da concepção de financeirização como um processo em que o capital financeiro assume centralidade sobre a produção e reorganiza setores sociais segundo a lógica da valorização de ativos, transformando a educação em um espaço de especulação e rentabilidade financeira. A hipótese central sustenta que a adoção de estratégias orientadas pela lógica financeira — como emissão de debêntures, centralização administrativa, padronização curricular e gestão performativa — reconfigura estruturalmente o trabalho docente, impondo uma racionalidade baseada no controle, intensificação do trabalho e esvaziamento da função pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, articulada com dados quantitativos, fundamentada no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados análise bibliográfica e documental, com dados extraídos de fontes oficiais, tais como INEP, MEC, FNDE, RAIS, CAGED, OCDE e Banco Mundial, além de documentos corporativos, como o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Salta, e relatórios de agências globais de classificação de risco de crédito, como a Fitch Ratings. A análise preliminar dos dados evidencia que está em curso a constituição de um novo perfil de trabalho docente, caracterizado pela subordinação a dispositivos de controle, vigilância e responsabilização individualizada, onde as práticas pedagógicas se tornam mercadorias mensuráveis e auditáveis. Os resultados apontam que a financeirização não apenas precariza as condições materiais de trabalho, mas também redefine ontologicamente a função social da docência, ao aprofundar processos de expropriação do trabalho e de conformação ideológica, na medida em que subordina a mediação pedagógica aos imperativos de rentabilidade do capital financeiro. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão crítica das transformações no trabalho docente a partir da lógica financeira, fornecendo subsídios para o debate sobre a mercantilização da educação básica no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRÉ RODRIGUES GUIMARÃES