PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA HELLENA NOBERTO MIRANDA FREIRE DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA HELLENA NOBERTO MIRANDA FREIRE DE LIMA
DATA: 29/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/atg-ikmw-djm
TÍTULO: EDUCADOR SOCIAL VOLUNTÁRIO: A RELAÇÃO PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Profissional de Apoio Escolar. Educação Inclusiva. Precarização do Trabalho. Mediação Pedagógica.
PÁGINAS: 75
RESUMO: Este estudo analisa as condições de trabalho dos educadores sociais voluntários nas Escolas Municipais Ativas Integrais de João Pessoa, com enfoque no papel que exercem no processo educativo das crianças público-alvo da Educação Especial (PAEE), sob a perspectiva vigotskiana da mediação. Embora os marcos legais no país estabeleçam diretrizes para o atendimento inclusivo e prevejam profissionais de apoio escolar, a atuação desses sujeitos, considerados “voluntários” em João Pessoa, evidencia um processo crescente de precarização do trabalho. A pesquisa parte do pressuposto de que, apesar de a prefeitura de João Pessoa instituir o Programa Educador Social Voluntário, com o objetivo de oferecer suporte ao processo de inclusão das crianças PAEE nas escolas de ensino regular, esses sujeitos atuam nas escolas sem direitos trabalhistas e sem qualquer segurança jurídica. A partir dessa constatação, o estudo investiga a relação dos educadores sociais voluntários com os professores, o suporte oferecido pelas coordenações pedagógicas a esses sujeitos e os sentidos atribuídos às práticas que desempenham no cotidiano das escolas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e fundamenta-se teórico-metodologicamente no materialismo histórico-dialético. Como instrumento para a coleta de dados, optou-se pelas entrevistas semiestruturadas com educadores sociais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental integral em João Pessoa, com no mínimo um ano de experiência. A análise dos dados obtidos nas entrevistas está sendo realizada a partir do processo hermenêutico-dialético. Para nortear o diálogo entre o referencial teórico e o campo empírico do fenômeno em estudo, definiram-se como categorias analíticas: negação, a dialética essência-aparência e contradição; e como categorias empíricas: trabalho, precarização e mediação, analisadas à luz das categorias analíticas. A partir deste estudo, busca-se evidenciar o paradoxo entre inclusão formal e exclusão real, ocasionado pela lacuna formação e regulamentação do trabalho dos educadores sociais voluntários no processo educativo. Essa realidade tem agravado a precarização do trabalho desses sujeitos e deixado lacunas significativas no que diz respeito aos direitos das crianças PAEE, no que se refere às necessidades pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES
Externo à Instituição - LAERCIA MARIA BERTULINO DE MEDEIROS