PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIJANE LIMA DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIJANE LIMA DOS SANTOS
DATA: 28/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: laboratório do PPGE
TÍTULO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO (2012-2023) SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: relações sujeitos/as e produção.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Pós-graduação; Políticas Afirmativas; Produção do conhecimento.
PÁGINAS: 65
RESUMO: A política de ações afirmativas na Pós-graduação stricto sensu constitui uma conquista das lutas sociais dos grupos historicamente sub-representados (Feres Júnior et al., 2018; Munanga, 2024; Gomes, 2017; Bernardino-Costa et al., 2023), com menor oportunidade de acesso e pertencimento ao mais elevado nível de formação acadêmica. Sob essa perspectiva o trabalho se propõe investigar a produção do conhecimento sobre Políticas de ações afirmativas na Pós-graduação stricto sensu em Educação no Brasil, em que se busca questionar: Quem são os/as autores/as da produção do conhecimento e quais as epistemologias teóricas e metodológicas que orientam as pesquisas? Com base em uma perspectiva teórica crítica a pesquisa tem como objetivo analisar a produção do conhecimento sobre as Políticas de Ações Afirmativas na Pós-graduação em Educação no Brasil, entre os anos de 2012 e 2023, considerando o contexto da atualização da Lei de Cotas (Lei nº 14.723/2023) e a Portaria MEC nº13/2016 que sinalizou que os programas apresentassem propostas de inclusão de pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência em Programas de Pós-graduação (Feres Jr. et al, 2018, p.133). Como objetivos específicos procuraremos identificar quem são os/as sujeitos/as que produzem sobre políticas de ações afirmativas e quais as perspectivas teóricas e metodológicas de suas produções. As categorias teóricas dessa dissertação são: justiça com equidade e epistemologia, já a categoria empírica é: ações afirmativas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada pela metodologia do Estado da Arte (Ferreira, 2002; Silva et al., 2020), com o intuito de investigar a produção acadêmica sobre o tema na relação sujeito/a e produção de conhecimento. Privilegiou-se o levantamento bibliográfico na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. As técnicas de coleta, realizadas em 2024, incluíram levantamento bibliográfico e análise documental, com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). Identificou-se neste levantamento inicial, que a produção acadêmica sobre as Políticas de Ações Afirmativas na Pós-graduação, reafirma a importância das políticas na democratização do acesso no Brasil. Para valorização de vozes sub-representadas e para a construção de uma universidade mais plural, justa e transformadora. Entretanto, constatam-se a priori, lacunas no campo da diversidade da temática, bem como entre os/as sujeitos/as e sua produção acadêmica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo à Instituição - CARINA ELISABETH MACIEL
Externo à Instituição - PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA