PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ENYA FERNANDES DAS CHAGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENYA FERNANDES DAS CHAGAS
DATA: 25/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIOAMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Desenhos e Interações Discursivas em Práticas de Educação Ambiental Crítica com o Bicho-Preguiça
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores de Alfabetização Científica; Desenhos e Interações Discursivas; Educação Ambiental Crítica; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Sequência de Ensino Investigativo.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Considerando a complexidade de promover uma abordagem da Educação Ambiental Crítica aliada à Alfabetização Científica no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar os Indicadores de Alfabetização Científica e Socioambientais presentes em produções de desenhos e interações discursivas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental durante a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o Bicho-Preguiça. Os objetivos específicos consistiram em: Validar e aplicar a SEI com os alunos do 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; investigar os indicadores de Alfabetização Científica e socioambientais presentes nas interações discursivas e desenhos produzidos no desenvolvimento/interação da SEI; discutir os saberes construídos pelos alunos do 5º ano no contexto das atividades contextualizadas sobre o Bicho-Preguiça através da aplicação da SEI, na promoção de uma educação socioambiental crítica. O aporte teórico está fundamentado nos estudos de Krasilchik (2000), Fumagalli (1998) e Lorenzetti e Delizoicov (2001) sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais; Sasseron (2008) e Sasseron e Carvalho (2011) acerca da Alfabetização Científica; Guimarães (2013), Loureiro (2006, 2019) e Silveira (2024) no campo da Educação Ambiental Crítica; Dominguez (2006) e Vygotsky (1991) sobre as linguagens infantis e suas dimensões expressivas; Coelho (1996) e Linsingen (2008) quanto à Literatura Infantil como mediação formativa; e Carvalho (1998, 2004), que embasa o uso da SEI como metodologia investigativa no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Yin, 2010), desenvolvida com duas turmas do 5º ano da Escola Municipal Herman Lundgren, localizada em Rio Tinto-PB. A tomada dos dados partiu da imersão no campo, com aplicação da SEI intitulada “Bicho-preguiça, e NÓS com isso?”, estruturada a partir do livro infantil “O Bicho-preguiça que não queria ter preguiça”, de autoria da pesquisadora. As atividades ocorreram ao longo de cinco encontros, nos quais os estudantes participaram de produções de desenhos, rodas de conversa, leitura literária, ações investigativas que foram registradas por vídeo-gravações. Os dados foram analisados com base na Análise do Discurso (Caregnato & Mutti, 2006), nos indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron & Carvalho, 2008; 2011) e nos indicadores de Educação Ambiental Crítica (Silveira, 2024). Os dados da pesquisa apontam que, ao longo da aplicação da Sequência de Ensino Investigativa, foi possível identificar, nas interações discursivas e desenhos dos estudantes, indicadores de Alfabetização Científica, como leitura do mundo natural, argumentação e relação CTSA e de Educação Ambiental Crítica, como problematização, contextualização e criticidade. As produções iniciais, observadas nos desenhos e nas interações discursivas entre os estudantes, refletiram concepções espontâneas sobre o tema. No decorrer das atividades investigativas, foram identificadas reformulações nas ideias expressas, associadas à proposição de projetos, argumentos mais estruturados e sinais de tomada de decisões conscientes. Apesar de limites conceituais e linguísticos observados, os dados indicam possibilidades para aprofundamentos futuros no campo da Educação Ambiental Crítica nos Anos Iniciais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067744 - OSMAR HELIO ALVES ARAUJO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo ao Programa - 338390 - MARSILVIO GONCALVES PEREIRA
Externo à Instituição - Alessandro Tomaz Barbosa
Externo à Instituição - DIEISON PRESTES DA SILVEIRA