PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SANTOS GUERRA LOBO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SANTOS GUERRA LOBO
DATA: 11/09/2025
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/wuk-rsnn-itx
TÍTULO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA NA REALIZAÇÃO DE REGISTROS AVALIATIVOS E EVOLUTIVOS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial; Transtorno do Espectro Autista; Avaliação da aprendizagem.
PÁGINAS: 89
RESUMO: Este trabalho apresenta considerações relevantes no que concerne às dificuldades enfrentadas pelos professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, para realizar o registro avaliativo e evolutivo do processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), concentrando o olhar no ensino fundamental. O objetivo geral dessa dissertação é analisar como se dá, atualmente, o registro avaliativo/evolutivo de alunos com TEA na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Realizou-se um panorama histórico sobre a temática, retomando alguns fundamentos essenciais para uma avaliação da aprendizagem que seja bem-sucedida, que acolha a avaliação como instrumento que reflete as habilidades fragilizadas, a serem melhores desenvolvidas, reconhecendo que a avaliação da aprendizagem exerce um papel importante no desenvolvimento integral, trazendo luz à avaliação acessível e como essas bases pode contribuir de forma significativa para que o aluno com TEA seja avaliado realçando o seu potencial e não as suas limitações. Ao longo da pesquisa, reconheceu-se os desafios inerentes ao processo avaliativo como um todo e como essa complexidade se amplifica quando se trata de alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado. Para embasar nossa discussão, referenciou-se a autores que são proeminentes na área da avaliação. Para complementar a análise, referiu-se aos principais documentos legais que asseguram os direitos educacionais da pessoa com deficiência. Adicionalmente, considerou-se documentos gerais da educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular. Reconhece-se que a adoção desses fundamentos em sala de aula requer além de conhecimento e apropriação teórica ao que se propõe, implica também em uma postura pedagógica flexível, fluida e dinâmica. Tal postura deve contemplar as especificidades da turma, assegurando que a avaliação seja, acima de tudo, acessível. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo qualitativo, realizado em quatro escolas do município de Vitória da Conquista, instituições essas selecionadas com base no maior quantitativo de alunos, tendo como referência as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade; nesse sentido, conseguimos contemplar duas escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e duas escolas que atendem da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários para professores regentes de alunos com TEA, professores do Atendimento Educacional Especializado e Coordenadores Pedagógicos, bem como observação dos Diários Escolares (concentrando-se nos pareceres dos três trimestres escolares e no parecer final) o que, posteriormente possibilitou a organização e tabulação dos dados levantados. A análise comparativa dos questionários e dos dados encontrados nos Diários Escolares, apresentada nesta dissertação, visam servir de base para aprimorar as estratégias de avaliação de professores não como um ponto final do trabalho, mas como reticências, visando contribuir/influenciar pesquisas futuras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO