PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA TAVARES CARDOSO AGUIAR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA TAVARES CARDOSO AGUIAR
DATA: 15/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO HISTEDBR
TÍTULO: Educação, Juventude e Trabalho: os impactos da escolarização de Jovens e adultos na EJA (Projovem Urbano) de Vitória da Conquista
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; ProJovem Urbano; Inserção no Mercado de Trabalho
PÁGINAS: 50
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar, de forma aprofundada, os impactos da escolarização oferecida pelo Programa ProJovem Urbano nos jovens de 18 a 29 anos do município de Vitória da Conquista/BA, especialmente no que se refere às perspectivas de inserção no mercado de trabalho e ao fortalecimento da cidadania. O estudo será orientado por uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, o estudo documental e a pesquisa de campo. Pretende-se compreender de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulada ao ProJovem Urbano, pode atuar como instrumento de inclusão social e redução das desigualdades educacionais, considerando as especificidades socioeconômicas da região de Vitória da Conquista. Serão investigadas as trajetórias escolares dos participantes egressos, vidando identificar os motivos que os levaram a buscar essa modalidade de ensino e os sentidos atribuídos à educação formal em suas vidas. A análise abarcará a proposta pedagógica do programa, que integra formação geral, qualificação profissional e participação cidadã, além de examinar os desafios que limitam sua efetividade, como descontinuidade administrativa, baixa articulação intersetorial, exclusão digital e carência de formação docente. A pesquisa buscará identificar, também, se a formação oferecida contribui para ampliar a competitividade desses jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo uma consciência crítica com fortalecimento à participação social. Espera-se que os resultados sirvam de subsídio para a formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas à juventude, evidenciando a importância de programas que associem escolarização, formação cidadã e oportunidades de trabalho. Em especial, pretende-se contribuir para o debate acadêmico sobre o papel da EJA em contextos interioranos, reforçando sua relevância como direito fundamental e como estratégia de desenvolvimento sustentável e justiça social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA