PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: SARA INGRID BORBA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA INGRID BORBA
DATA: 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Formato remoto via Plataforma Google Meet
TÍTULO: NARRATIVAS DE (RE) EXISTÊNCIA DA PESSOA IDOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MARECHAL DEODORO-AL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; EJA; Envelhecimento.
PÁGINAS: 222
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente tese destaca a participação da pessoa idosa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentando-se em debates sobre o direito à educação de qualidade para todos, com base nos princípios da Educação Popular. Foram analisadas as narrativas de pessoas idosas sobre suas histórias de vida, enfatizando a relação desses estudantes com a escola. Apesar das adversidades sociais, econômicas e pessoais, muitos encontram na EJA um espaço de (re)existência, desafiando a ideia de que o tempo de estudar já passou. A retomada ou o início dos estudos por parte dessas pessoas evidencia sua luta pela educação como um direito e um meio de transformação pessoal e social. Objetivo geral: Investigar, a partir das narrativas autobiográficas de estudantes idosos, as motivações que os levam a buscar a escola, considerando seus contextos históricos marcados por lutas e resistências, e como tais narrativas revelam as relações entre educação e envelhecimento, evidenciando as motivações, desafios e significados atribuídos ao retorno à escola, e analisando como essas experiências podem contribuir para a valorização da pessoa idosa e para a promoção de práticas educativas inclusivas e humanizadoras. Objetivos específicos: Identificar, nas narrativas dos participantes, se as motivações para a busca pela escola estão relacionadas a aspectos subjetivos ou socioculturais; Discutir os desafios enfrentados pela pessoa idosa na EJA, considerando barreiras econômicas, sociais e emocionais; Evidenciar, a partir das narrativas sobre suas histórias de vida, as percepções sobre a velhice e o processo de envelhecimento, a ressignificação do tempo e o planejamento de vida com o estudo como parte desse processo; Propor reflexões para repensar as práticas escolares na EJA, com base nas experiências e vivências dos participantes. Esta pesquisa se apoiou no paradigma qualitativo, utilizando a pesquisa narrativa como abordagem principal. As histórias de vida dos participantes foram analisadas sob a ótica da fenomenologia de Edmund Husserl, com ênfase nos estudos de Paul Ricouer sobre tempo, memória e narrativa. As narrativas permitem compreender como as pessoas idosas significam suas experiências e como essas experiências influenciam sua relação com a escola. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas com três participantes idosos, com idade acima de 60 anos, matriculados em escolas municipais de Marechal Deodoro-AL na modalidade EJA. Esses participantes foram selecionados considerando sua trajetória escolar e suas vivências únicas na busca pelo direito à educação. Expectativas. A escuta atenta das narrativas autobiográficas apontou as motivações que impulsionam os idosos a retornarem à escola, mesmo diante de desafios significativos. Os resultados da pesquisa contribuíram para a melhoria das práticas pedagógicas na EJA, oferecendo subsídios para que as políticas educacionais sejam mais inclusivas e sensíveis às realidades e necessidades das pessoas idosas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - FABIOLA ANDRADE PEREIRA
Externo à Instituição - GILSÉLIA MACEDO CARDOSO FREITAS
Externo à Instituição - JULLYANE CHAGAS BARBOZA BRASILINO