PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GABRIELA COELHO BEZERRA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GABRIELA COELHO BEZERRA NÓBREGA
DATA: 05/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Educação (sala virtual)
TÍTULO: O ENSINO DE FILOSOFIA NA PRÁTICA DOCENTE: O PROFESSOR FILÓSOFO E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia; Interdisciplinaridade; Prática-docente; Professor-filosófo.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Refletir sobre a prática docente é essencial em todas as áreas do conhecimento. Isso envolve reavaliar e questionar continuamente a atuação pedagógica, didática, metodológica e curricular, considerando os impactos no processo de ensino-aprendizagem. Ao nos debruçarmos no Ensino de Fiosofia, além desses aspectos, também consideramos os aspectos didático-filosóficos que envolvem o ensino. Considerando essa necessidade, a presente pesquisa propõe investigar a prática docente no ensino de filosofia, observando o papel que o professor-filosófo e a interdisciplinaridade têm no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Destacamos inicialmente a trajetória profissional, na qual emergiram às indagações objetivamos investigar e o levantamento de dados, oportunizado pelo levantamento bibliográfico realizados nos repositórios acadêmicos, notadamente o do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo) e Na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com o objetivo de conhecer o conhecimento já produzido sobre a temática da prática docente e da interdisicplinaridade no ensino de Filosofia. Por conseguinte, investigar o ensino de filosofia no campo interdisciplinar da BNCC; examinar o ensino de filosofia na proposta curricular do Estado da Paraíba; investigar a partir da interdisciplinaridade a prática docente do professor – filósofo em uma escola de nível médio do município de Esperança – PB, movimentos estes que constituem os objetivos específicos da presente pesquisa. Como aporte teórico-metodológico, o presente estudo conta os pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, com base no paradigma epistemológico da Fenomenologia. A coleta de dados conta com a análise documental e entrevista, a serem analisamos com base no método fenomenológico. Observamos, como resultados preliminares dos levantamentos já realizados, a necessidade de ampliar os estudos e pesquisas nessa área. O presente oportuniza a ampliação do espaço para o diálogo e pesquisa nessa área do conhecimento, considerando sua importância e contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e para a pesquisa em Educação, destacando a importância de desenvolver estudos sobre o ensino de Filosofia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Externo à Instituição - VALMIR PEREIRA