PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KATUCHA KAMILLA MARQUES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATUCHA KAMILLA MARQUES PEREIRA
DATA: 22/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: virtual
TÍTULO: "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EMANCIPATÓRIA: PROCESSOS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONVIVÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE NA COMUNIDADE TRADICIONAL DE JACARAPɔ
PALAVRAS-CHAVES: comunidade tradicional. educação ambiental. participação social. reconhecimento. conscientização.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A comunidade da Praia de Jacarapé está localizada na zona sul da cidade de João Pessoa/PB, sua ocupação teve início nos anos 1930 por pescadores artesanais e trabalhadores de obras públicas. Inicialmente pouco habitada e com acesso difícil, a área é cercada pela mata nativa, mar, rio e pelo manguezal, enriquecendo sua biodiversidade. Com o desenvolvimento do projeto turístico do Pólo Cabo Branco, a região recebeu mais visibilidade, porém, em contrapartida, o projeto previu a realocação da comunidade tradicional de pescadores para outra área, distante de onde hoje habitam. Através da Lei Estadual Nº 11.422/2019, a região foi declarada Área de Preservação Ambiental, permitindo assim que sua comunidade tradicional permaneça morando no local de forma sustentável e adequada às normas ambientais; entretanto, as diferentes forças jurídicas, econômicas e sociais permanecem em luta pela retirada da comunidade. Diante deste cenário, esta tese propôs a realização de ecovivências pedagógicas em Educação Ambiental Crítica e Emancipatória com a comunidade, a fim de uma melhor adaptação às normas ambientais, fortalecendo a participação social, a concientização e a dialogicidade na luta por reconhecimento enquanto comunidade tradicional (Freire, 2021b; Honneth, 2009). A pesquisa tem caráter etnográfico e utilizou diário de campo, entrevistas, grupo focal, análise bibliográfica e documental para coleta de dados. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada (Charmaz, 2009). Os resultados comprovaram que a Educação Ambiental Crítica e Emancipatória fortalece o senso comunitário de luta, pertencimento e proteção do meio ambiente, aumentando a compreensão crítica dos membros da comunidade de seus direitos e obrigações enquanto comunidade tradicional
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAÚJO
Externo à Instituição - RAMIRO GUSTAVO VALERA CAMACHO