PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN SOARES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN SOARES DE ARAUJO
DATA: 30/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: APORTES COM BASE EM MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Educação Alimentar e Nutricional; Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 100
RESUMO: A Educação Alimentar e Nutricional constitui um campo de saberes e práticas transdisciplinares e intersetoriais inscrito no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional que tem sido assumida como relevante estratégia na agenda das políticas públicas e ações governamentais, especialmente considerando as mudanças sociopolíticas e epidemiológicas experienciadas no Brasil. Embora observem-se progressos no debate teórico-conceitual da Educação Alimentar e Nutricional nas últimas duas décadas, ainda se constata a necessidade de avanços efetivos para a ampliação dos seus fundamentos epistemológicos e metodológicos na direção de uma práxis pedagógica crítica, humanista e dialógica. Nesse sentido, o objetivo geral da presente proposta de pesquisa é reconstituir a memória de experiências de Educação Alimentar e Nutricional à luz da Educação Popular desenvolvidas por diferentes protagonistas no contexto da Atenção Primária à Saúde e sistematizar suas contribuições para o debate atual sobre a Educação Alimentar e Nutricional e as suas ressignificações na direção de realizações críticas, humanistas e dialógicas. Metodologicamente falando, trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratória e explicativa que vem realizando entrevistas semiestruturadas com protagonistas de práticas de Educação Alimentar e Nutricional e de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde, para reconstituição de suas trajetórias e experiências. Ademais, desenvolverá sessões temáticas de diálogo com protagonistas de instituições de ensino superior, serviços públicos de saúde e de assistência social, organizações da sociedade civil e movimentos sociais articulados com os debates sobre a alimentação e nutrição, para apresentação de experiências que colaborem para a compreensão dos tensionamentos, limites e desafios da aproximação crítica e colaborativa entre as concepções da Educação Popular e da Educação Alimentar e Nutricional. Para o tratamento dos dados, será efetuada análise de conteúdo temático-categorial, sendo os resultados interpretados à luz da perspectiva dialética e com base no referencial da Educação Popular. Com base nesta pesquisa, aspira-se a evidenciação e a sistematização de contribuições à luz da Educação Popular para o refinamento teórico-metodológico e epistemológico da Educação Alimentar e Nutricional, impulsionando a ampliação e o aprimoramento crítico do seu pensar e do seu fazer, estando alinhada com o horizonte de construção de uma sociedade banhada em anseios democráticos de equidade e justiça social, e fundamentada no respeito e valorização da diversidade cultural e humana.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Interno - 2485937 - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA
Externo ao Programa - 1331076 - GABRIELLA BARRETO SOARES
Externo à Instituição - ERIKA MARAFON RODRIGUES CIACCHI
Externo à Instituição - LÍGIA AMPARO DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - DANILO ROMEU STRECK
Externo à Instituição - REINALDO MATIAS FLEURI