PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE CAVALCANTI IVO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE CAVALCANTI IVO
DATA: 16/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO (CME) DA UFPB: REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS SOBRE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL ESQUECIDA (1977-1988)
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Esquecimento. Representações. Curso de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
PÁGINAS: 268
RESUMO: Prestes a completar 50 anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), possuidor de uma literatura científica relevante, foi constituído a partir da Resolução CONSUNI nº 47/77, denominado como Curso de Mestrado em Educação (CME), no contexto da Ditadura Civil-militar. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a história institucional do CME/UFPB, entre 1977 e 1988, dialogando com a Nova História, face à História do Tempo Presente. Levando em consideração as discussões de Ferro (1971), deve-se restituir as narrativas históricas e memorialistas e contemplar a perspectiva “vista por dentro”, pois esse tipo de trabalho não é novidade, uma vez que os historiadores estão a serviço dos grupos sociais, principalmente daqueles de que fazem parte. Diante disso, para construção deste trabalho historiográfico, utiliza-se como categorias de análise: a Memória em Le Goff (2003) e Halbwachs (2006); as Representações de Chartier (1991) e Coelho (2014); os Discursos em Foucault (2012) e Orlandi (2007); a Pós-Graduação em Sucupira (1980) e em Saviani (2008, 2020); e a Resistência através de autores, como Oliveira (2021) e Paludo (2015), recorrendo, como metodologia, à História Oral Temática, em interface com a análise documental, na qual documentos legais, normas, livros e fotos dialogam com as entrevistas e se confrontam. Como fontes complementares, recorre-se a fontes digitais, como entrevistas em portais on-line, narrativas em blogs, entre outros. Os resultados parciais evidenciam o rompimento do esquecimento historiográfico e a constituição de memórias valiosas, antes esquecidas e silenciadas, em relação à implantação da Pós-Graduação na UFPB e à criação e trajetória histórica do CME, entre 1977 e 1988. Por fim, destaca-se a pretensão de elaboração de uma carta aberta destinada ao PPGE/UFPB (professores, funcionários e discentes) no tempo presente, evidenciando suas ligações com seu passado, a necessidade de preservar e valorizar suas memórias em seus anos iniciais e nas reflexões sobre sua trajetória na contemporaneidade e no porvir, restituindo o ato de amor e ímpeto criador de seus fundadores (Alves, 1982), dos primeiros homens e mulheres que, sem receio, investiram em um projeto educacional que se contrapunha ao cenário da época.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Interno - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Externo à Instituição - OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Externo ao Programa - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS