PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS FARIAS DE ALMEIDA
DATA: 29/09/2025
HORA: 14:15
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Violência escolar sob a perspectiva da Educação Popular: Perspectivas de estudantes de escolas públicas da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Violência Escolar. Bullying. Educação Popular. Adolescência
PÁGINAS: 111
RESUMO: A escola, ao passo que consiste em um espaço de aprendizagem e destinado ao desenvolvimento integral dos sujeitos, é também onde há uma maior convivência entre indivíduos diversos, com concepções e características distintas. Tendo isso em conta, podem surgir conflitos e tensões que, se não ressignificados e não trabalhados de maneira adequada, podem resultar em situações de violência. Nesse sentido, dentre outras questões, as instituições educativas têm vivenciado o contexto da chamada “era dos incidentes escolares”, materializada em conflitos e violências entre estudantes, professores(as) e outros agentes escolares. A presente proposta de pesquisa situa-se nesse campo temático, sendo o seu objetivo geral analisar como estudantes de escolas públicas da Paraíba (PB), situadas no meio popular, compreendem a violência e sua ocorrência no cotidiano escolar. Para alcançar o seu propósito, a proposta de pesquisa define os seguintes objetivos específicos: 1) apresentar um quadro analítico sobre a violência e a violência escolar; 2) apresentar aspectos analíticos e metodológicos da Educação Popular que dialogam com a temática da violência escolar; 3) compreender os significados que os(as) estudantes atribuem à violência, e 4) identificar, a partir dos(as) estudantes, quais tipos de violência são prevalecentes no contexto escolar. Do ponto de vista do seu referencial teórico-conceitual, o estudo tem em atenção, fundamentalmente, as contribuições da Educação Popular e da Educação Para a Paz. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que será operacionalizada através da realização de entrevistas narrativas e de grupos focais com adolescentes de duas escolas públicas localizadas em áreas populares da cidade de Campina Grande/PB. O material empírico resultante da pesquisa será escrutinado conforme a técnica da Análise Temática.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo à Instituição - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ARAÚJO DA ROCHA