PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINELIA VIRGULINO DE SOUZA SILVA
DATA: 29/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/opv-cvhr-vpi
TÍTULO: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A negação da mediação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Avaliação da aprendizagem. Zona de Desenvolvimento Próximo. Espontaneísmo. Voluntarismo.
PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: A presente tese discute a avaliação na Educação Infantil e a importância da mediação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo. Temos como questão geradora da pesquisa: como a concepção de ensino e aprendizagem dos(as) professores(as) orienta o processo educativo e, consequentemente, o processo avaliativo? Para investigar essa problemática, temos como objetivo compreender a concepção de avaliação no processo ensino-aprendizagem de professoras da Educação Infantil, a partir da mediação na Zona de Desenvolvimento Próximo em Vigotski. Assim, nossa tese parte da seguinte afirmação: No modelo neoliberal de ensino, a avaliação na Educação Infantil reproduz uma concepção de ensino e aprendizagem espontaneísta que nega a ação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo. Em relação à metodologia, adotamos o enfoque do materialismo histórico e dialético, o qual apreende a dinâmica do fenômeno, em seu trajeto histórico, contraditório e interrelacionado com os seus determinantes econômicos, políticos e culturais. Quanto ao método, adotamos a dialética materialista que nos permite desenhar o movimento do fenômeno, no contexto social e cultural, desde a sua realidade empírica, as abstrações subjetivas até a síntese sistematizada. No que tange à modalidade da pesquisa, definimos a abordagem qualitativa pela sua amplitude e rigor na construção do conhecimento, e essa escolha justifica-se pela nossa preocupação em compreendermos a natureza da avaliação e a importância da mediação docente no processo de aprendizagem no contexto educacional. Quanto à técnica para coleta e produção das informações, utilizamos a entrevista oral semiestruturada desenvolvidas junto a nove professoras da pré-escola na rede municipal de João Pessoa/PB. Nas considerações teóricas, sintetizamos dois blocos de análise: o primeiro aponta que as construções históricas acerca da compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento infantil partem de teorias, segundo as quais a educação escolar deve estar orientada para as necessidades e curiosidades individuas da criança, apontando que a educação se desenvolve de forma natural e espontânea. Essa concepção perpassa os ideários pedagógicos hegemônicos na Educação Infantil na atualidade. Em um segundo bloco, analisamos os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural em que o desenvolvimento infantil não se dá de forma natural e espontânea, mas mediada a partir da ação de um agente mais desenvolvido, no caso da educação escolar o professor. Para esta última, a ação do professor deve estar pautada nos processos em amadurecimento na Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP) da criança. Assim, contrariando o conceito de espontaneísmo, apresentamos tanto a compreensão de Vigotski acerca da ZDP, como a defesa de Gramsci sobre o voluntarismo, apontando ser fundamental a intervenção intencional humana para o desenvolvimento humano. Em relação à pesquisa com os sujeitos, os resultados apontam que as concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação que predominam no discurso docente reproduzem, de forma fragmentada, teorias que estão enraizadas em concepções de pedagogias ativas que partem do pressuposto do desenvolvimento espontâneo infantil, o que nega a ação do professor na Zona de Desenvolvimento Próximo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Externo ao Programa - 1037668 - REBECKA WANDERLEY TANNUSS
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES
Externo à Instituição - RUI EDUARDO TRINDADE FERNANDES
Externo à Instituição - FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL