PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: GENILSON JOSE DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILSON JOSE DA SILVA
DATA: 30/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/gsh-hrnq-gsv
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E EMPREENDEDORISMO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA: uma análise do Programa Gira Mundo 2018-2024
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente continuada. Empreendedorismo. Programa Gira Mundo. Trabalho educativo.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A presente tese investiga a formação docente continuada e a ideologia hegemônica que orienta o empreendedorismo na rede estadual de ensino da Paraíba, tendo como objeto de análise o Programa Gira Mundo (20182024). O objetivo geral consistiu em compreender a concepção pedagógica que orienta a formação docente continuada no Programa, sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético. As categorias analíticas definidas foram: ideologia, reprodução e contradição; e as categorias empíricas: formação docente continuada, empreendedorismo, profissionalização docente e trabalho educativo. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 professores(as) da rede estadual que participaram do programa no período delimitado, em intercâmbios na Finlândia e em Mondragón (País Basco). A análise, fundamentada na dialética materialista, evidenciou que, embora os(as) docentes reconheçam a formação como experiência significativa, prevalece uma tensão entre vivências pedagógicas (metodologias ativas, educação cooperativa e integração escola-comunidade) e a imposição da lógica neoliberal (empreendedorismo alinhado a interesses mercadológicos). As entrevistas revelaram que, por um lado, houve contribuições para a prática pedagógica, como o uso de metodologias diversificadas, maior consciência sobre cooperação e interculturalidade, bem como a socialização parcial de projetos em escolas da Paraíba; por outro, verificou-se a fragilidade estrutural e política do programa: projetos pouco replicados, escasso suporte institucional, dificuldades de adaptação à realidade da escola pública e apropriação ideológica pela lógica empresarial que esvazia o caráter crítico da formação. Diante das análises realizadas, conclui-se que a formação docente continuada promovida pelo Programa Gira Mundo confirma a tese de que se trata de uma política marcada pela reprodução de uma concepção neoliberal de educação, centrada na difusão do discurso do empreendedorismo e das competências adaptativas do aprender a aprender. Essa orientação descaracteriza a articulação entre conteúdo, forma e destinatário, deslocando o sentido social da formação docente para finalidades mercadológicas, em descompasso com as necessidades concretas da escola pública paraibana. Contudo, as entrevistas também evidenciaram contradições: ao mesmo tempo em que se verificam imposições ideológicas, emergem experiências de resistência e produção de alternativas pedagógicas críticas, em que docentes reinterpretam conceitos como empreendedorismo social ou desenvolvem metodologias ativas em favor de práticas educativas emancipadoras, como resistência a essa imposição ideológica. Assim, a pesquisa demonstra que o Programa Gira Mundo constitui-se como um modismo educacional de base neoliberal, mas que, enquanto situada em uma superestrutura contraditória, é passível de abrir fissuras que revelam a disputa de projetos em torno da formação docente continuada, neste estudo na rede estadual da Paraíba. Tais resultados apontam para a necessidade de consolidar uma formação docente continuada vinculada às universidades públicas, em articulação orgânica com as redes estaduais de ensino, de modo a garantir um processo formativo fundamentado na pesquisa científica, na historicidade do conhecimento e na emancipação humana, pautados nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, cuja formação docente deve superar o imediatismo das práticas adaptativas e afirmar-se como mediação crítica entre o conhecimento historicamente sistematizado e o trabalho educativo, assegurando a centralidade do conhecimento e a construção da consciência histórico-crítica dos(as) professores(as).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Externo ao Programa - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo à Instituição - JAILTON DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - INALDA MARIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANSELMO ALENCAR COLARES